ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Conselheiros pagam multa em ação por furar fila da vacina

Acordo assinado com o Ministério Público prevê ainda retratação pública nas redes sociais

Lucia Morel | 14/05/2021 15:12
Local onde a vacinação contra a covid-19 é realizada em Mundo Novo. (Foto: Divulgação Prefeitura)
Local onde a vacinação contra a covid-19 é realizada em Mundo Novo. (Foto: Divulgação Prefeitura)

Ao pagar multa no valor de um salário mínimo e postar retratação em redes sociais, quatro conselheiros tutelares de Mundo Novo, cidade a 462 Km de Campo Grande ficaram livres de qualquer condenação judicial por terem furado a fila da vacina contra a covid-19 na cidade.

Eles tomaram a primeira dose da Coronavac em 27 de janeiro deste ano sem terem a idade adequada para tal. Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, que investigou o caso em inquérito e fez acordo com os conselheiros, o ato incorre em improbidade administrativa.

Isso porque “ao utilizarem-se de seus cargos para auferirem vantagem indevida, agem em desconformidade com os princípios da moralidade administrativa e da impessoalidade, preconizados no art. 37 da Constituição Federal de 1988”, cita a promotora, Lenize Martins Lunardi Pedreira, da 1ª Promotoria de Justiça de Mundo Novo.

Para que o caso não fosse levado à Justiça, os quatro assinaram um acordo de não persecução cível em que se comprometem a pagar multa de R$ 1,1 mil parcelada em 12 vezes e descontada na folha de pagamento e ainda, retratarem-se em suas redes sociais pessoais com publicação visível publicamente durante todo ano de 2021.

Na retratação, ainda não publicada nas redes de nenhum dos envolvidos pelo que apurou a reportagem, eles devem assumir que foi erro terem sido vacinados contra a covid-19 em 27 de janeiro, porque nessa data não faziam parte dos integrantes do grupo prioritário e por fim, pedirem desculpas à população.

Segundo trecho do acordo, “verificou-se que o acordo trata-se de meio mais vantajoso ao interesse público do que o ajuizamento da ação civil por ato de improbidade administrativa, levando-se em consideração, dentre outros fatores, a possibilidade de duração razoável do processo e a efetividade das sanções aplicáveis”.

O secretário de saúde da cidade, Fábio Roberto Dias Doná também respondeu ao inquérito e assinou o acordo, já que autorizou a vacinação dos conselheiros, mesmo eles estando fora da fila de prioridade.

Os quatro conselheiros já vacinados em Mundo Novo e com quem o MP assinou acordo são Fernanda Camargo Ribeiro da Silva de Alencar, Luana Cunha Mendes, Thamires Estriotto Mourão da Silva e Rodrigo Antônio Molina de Azevedo.

Em contato com o Conselho Tutelar, a reportagem foi informada de que haverá uma resposta dos quatro apenas depois de advogado ser consultado, o que deve ocorrer na segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias