ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Conselho federal aponta necessidades emergenciais dos indígenas de MS

Chloé Pinheiro | 15/09/2016 08:11
Na zona de conflito de Antônio João/MS, crianças guarani-kaiowá brincam na cerca das fazendas. (Foto: Marcos Ermínio)
Na zona de conflito de Antônio João/MS, crianças guarani-kaiowá brincam na cerca das fazendas. (Foto: Marcos Ermínio)

Água, segurança, comida e educação. Para os guarani-kaiowá, esses itens são emergenciais e devem ser fornecidos pelo poder público. Foi essa a conclusão do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), órgão vinculado à Presidência da República, depois de viajar entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro entre as comunidades indígenas da região. 

As impressões do Consea foram divulgadas após reunião plenária feita na última quarta-feira (14), em Brasília, para discutir os achados da viagem. A missão atestou que a etnia vive uma "situação calamitosa e diversas violações do direito humano à alimentação adequada, inclusive de crianças e idosos”. 

Em entrevista para a Agência Brasil, a presidente do Consea no Mato Grosso do Sul e integrante da comitiva, Vânia de Sousa Almeida, afirmou que o grupo vivenciou miséria, fome, pobreza ao extremo. "Do ponto de vista nutricional, existem nitidamente quadros de desnutrição. Há bebês com baixo peso ao nascer, muitos idosos debilitados”.

A vulnerabilidade, segundo o grupo que viajou pela região, se dá porque os indígenas não têm suas terras demarcadas e, por isso, vivem situação de conflito e instabilidade, uma vez que não podem participar de uma série de políticas públicas, como o acesso à saúde. Além disso, sem terra, os indígenas não estão autorizados a plantar seus próprios alimentos, uma das justificativas para a desnutrição infantil. 

Para tentar sanar esses males, tão antigos e polêmicos na região, o Consea elaborou uma lista de recomendações. Como medida mais urgente, o órgão indicou que o Governo Estadual distribua cestas básicas nas áreas de conflito e retomada, além de intensificar a segurança e o direito de ir e vir dos guarani-kaiowá. 

O Conselho também elogiou o trabalho Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) do Governo de MS, que já distribui alimentação com o programa Vale Renda. 

O grupo ainda escreveu recomendações para outros e órgãos e instituições federais, como o Ministério da Justiça e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Supremo Tribunal Federal e CNJ (Conselho Nacional de Justiça). 

Nos itens solicitados, estão também o acesso aos alimentos e aos programas sociais, acesso à água, documentação e o avanço nas decisões sobre demarcação e homologação das terras. 

Nos siga no Google Notícias