A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

14/07/2016 22:49

MPF divulga informações preliminares sobre ataque a indígenas no mês passado

Fernanda Yafusso

O MPF (Ministério Público Federal) divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota com dados preliminares sobre o último ataque sofrido pelos índios Guarani-Kaiowá na noite de 11 de julho, em Caarapó - a 272 quilômetros da capital. O ataque aconteceu nas proximidades da Fazenda Santa Maria, que faz divisa com a Fazenda Yvu, local do primeiro ataque.

Representantes da instituição estiveram no local e ouviram indígenas e sitiantes. De acordo com a nota emitida pelo MPF, a violência, ocorrida há menos de um mês da morte do agente de saúde Clodioude Aguile Rodrigues dos Santos, demonstra a vulnerabilidade em que se encontram os índios e a patente necessidade de ações concretas para garantir a vida e o direito territorial dos indígenas.

Integrantes do MPF, acompanhados de agentes da Polícia Federal (PF), estiveram na quarta-feira (12) na comunidade atacada e ouviram relatos dos trabalhadores rurais, que confirmaram a passagem de caminhonetes acompanhadas de uma pá-carregadeira em direção à comunidade e relataram ter ouvido o tiroteio, seguido do ruído dos veículos na estrada vicinal que dá acesso aos sítios onde residem.

Já os índios afirmaram que os agressores efetuaram disparos com armas de fogo em direção à comunidade expressando declarações racistas. Para os Guarani, sitiantes próximos ao acampamento seriam os prováveis autores da violência.

Guarani-Kaiowá: ‘Onde fala a bala, cala a fala’
O confinamento dos Guarani-Kaiowá, o genocídio historicamente praticado contra eles, o homicídio violento de travestis, o espancamento de homossexuai...
Funai lamenta morte de Guarani-Kaiowá e pede fim de conflitos territoriais
A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou nota na noite de hoje (14) lamentando o ataque a indígenas da etnia Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Su...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions