ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Contra atraso de salário, professores iniciam greve parcial na quarta

Sindicato mandou ofício informando greve se prefeitura não pagar restante do salário julho; demais servidores se reúnem hoje

Helio de Freitas, de Dourados | 12/08/2019 11:39
Professores de Dourados durante protesto na prefeitura, e agosto de 2018 (Foto: Divulgação)
Professores de Dourados durante protesto na prefeitura, e agosto de 2018 (Foto: Divulgação)

Sem receber 56% do salário de julho, os professores da Rede Municipal iniciam greve parcial quarta-feira (14) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Assim como todos os seis mil servidores da prefeitura, os educadores receberam só 44% do salário na semana passada e até agora o município não informou quando o restante será depositado.

Ofício comunicando sobre o início da greve parcial foi enviado sexta-feira (9) à prefeita Délia Razuk (sem partido). Assinado pelo presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) Juliano Mazzini, o documento informa que 56% das atividades de professores e administrativos serão paralisadas a partir de quarta caso não haja a regularização do pagamento.

Amanhã (13), não haverá aula nas escolas estaduais e municipais de Dourados devido à paralisação nacional contra a reforma da Previdência. Na quarta-feira às 9h os professores municipais voltam a se reunir para avaliar a greve nas escolas do município.

Na semana passada o Simted criticou o parcelamento dos salários mesmo a prefeitura recebendo integralmente os recursos do governo federal para pagamento dos professores.

Segundo o sindicato, até julho a prefeitura recebeu em média R$ 10 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para aplicação mensal na rede municipal.

“Essa projeção leva em conta somente os repasse oriundos do Fundeb, sendo que a receita total disponível para a educação municipal ainda prevê 25% de impostos e recursos próprios do município para serem investidos no ensino público”, afirmou o sindicato.

Assembleia – Às 14h de hoje, Sinsemd (Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados), que representa as demais categorias do funcionalismo municipal, faz assembleia geral extraordinária para discutir o atraso nos salários.

A proposta de greve será colocada em discussão. Alvo de protestos na semana passada, a prefeita Délia Razuk ainda não se manifestou sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias