ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Contrato de concessão de usinas termina e demissões devem acontecer em breve

Renata Volpe Haddad | 07/07/2015 16:52
Funcionários cruzaram os braços ontem com notícia de possível demissão em massa, da usina de Jupiá. (Foto: Elias Dias/JPNews)
Funcionários cruzaram os braços ontem com notícia de possível demissão em massa, da usina de Jupiá. (Foto: Elias Dias/JPNews)

Terminou hoje (7) a vigência do contrato entre a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e a União de concessão das usinas de Ilha Solteira em São Paulo e Jupiá, na divisa com Mato Grosso do Sul. Em nota, a Companhia afirmou que vai readequar as despesas e readequar o quadro de funcionários, ocasionando em demissões.

O representante dos trabalhadores da Cesp, Marcos Alencar Pessoa, afirmou ao site JPNews, que com o fim da concessão, 50% do quadro de funcionários de Três Lagoas, distante 338 km, podem ser demitidos. O período de transição até que uma nova empresa assuma as concessões, deve demorar até três meses.

Na manhã de ontem (6), trabalhadores cruzaram os braços e paralisaram as atividades em forma de protesto contra a possível demissão em massa. De acordo com Alencar, até agora a Cesp não discutiu o novo dissídio coletivo e nem convocou seus funcionários para dar conhecimento sobre o interesse da empresa em disputar ou não a licitação para obter novo contrato de concessão com o Governo Federal.

Em nota, a Cesp afirmou que continuará operando a duas hidrelétricas até a conclusão do processo licitatório, quando será definida a contratação da empresa que irá explorar serviço de geração de energia elétrica, ou se a própria Companhia continuará com os trabalhos.

Esse processo deve acabar até o fim de setembro e não tem data definida, conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), afirmou ao JPNews.

Nos siga no Google Notícias