ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Coxim será 1ª a receber, em 2015, serviços gratuitos de saúde durante caravana

Liana Feitosa | 29/01/2015 19:46
Prefeito recebeu equipe da Secretaria de Estado da Saúde para acertar últimos detalhes para a realização de caravana. (Foto: Divulgação)
Prefeito recebeu equipe da Secretaria de Estado da Saúde para acertar últimos detalhes para a realização de caravana. (Foto: Divulgação)

A cidade de Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, será a primeira a receber a Caravana da Saúde em 2015, prevista para visitar a região no próximo dia 29 de março, segundo o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Ao todo, 11 microrregiões do Estado vão ser beneficiadas pelos serviços que têm o objetivo de desafogar hospitais do Estado ao oferecer atendimento de saúde à população.

Na manhã desta quarta-feira (28), o prefeito da cidade, Aluizio São José, recebeu a equipe da Secretaria de Estado da Saúde para acertar últimos detalhes para a realização da Caravana da Saúde.

“Estamos mandando equipes para os municípios, faremos a capacitação e durante os mutirões vamos trabalhar para reduzir o déficit de atendimento seja ele de baixa ou média complexidade, monitorando a redução das filas e desse momento em diante evitar que elas voltem a se formar", explicou o titular da Secretaria Estadual de Saúde, Nelson Tavares.

"O governo não vai direcionar seus esforços em novas obras, mas sim no atendimento a população. Para isso a reestruturação dos serviços de saúde será fundamental", completou.

A caravana é promovida pelo governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com a prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Regional.

Fazem parte da estrutura do benefício equipamentos de raios-X, ultrassom e tomografia. Além disso, é montado quadro clínico que atenderá, além de Coxim, cerca de 80 mil pessoas moradoras dos municípios de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora, que compõem a microrregião.

De acordo com a equipe da SES serão oferecidos na Caravana da Saúde:

- 4 carretas para atendimentos oftalmológicos: 1000 consultas e mais 300 cirurgias de catarata;
- 2 ônibus do Hospital do Câncer: para a realização de 100 mamografias;
- 1 ônibus para realização de exames ginecológicos: ultrassom e Papanicolau;
- Serviços Odontológicos com “escovódromo” para as crianças, além de distribuição de kits;
- Atendimento dermatológico com a realização de cirurgias para detecção de câncer de pele;
- Realização de Cirurgias Geral e de Joelho, por vídeo;
- Capacitação para Agentes Comunitários da Saúde e Agente de Combate de Endemias.

Junto com os atendimentos de saúde, também estão previstas parcerias com o “Sistema S”, que abrangem Senai, Senar, Sesi, Senac, Sesc e IEL, além do sistema judiciário, Corpo de Bombeiros, Detran e Secretaria de Estado de Educação.

“Após o evento, há a previsão de ser deixado como legado para Coxim, o equipamento de mamografia e toda a estrutura para que não haja mais filas de espera para a realização de cirurgias eletivas”, finalizou o prefeito de Coxim, Aluizio São José. O local e horário de atendimento da Caravana de Saúde ainda serão divulgados.

Nos siga no Google Notícias