ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Sesc leva atendimento dentário para crianças, gestantes e hipertensos em Camapuã

Luciana Brazil | 03/07/2014 12:16

O Sesc vai levar até Camapuã, a 133 quilômetros de Campo Grande, uma unidade móvel para realizar atendimento dentário gratuito em crianças - entre seis e 12 anos, gestantes e hipertensos. As consultas começam no dia 10 de julho e terminam no dia 31 de outubro. A meta é realizar 7 mil procedimentos, contemplando mil pacientes.

Conforme o assessor técnico do Sesc, Flávio Queiroz, essa é a primeira vez que o setor de OdontoSesc fará atendimento direcionado para um público específico.“Recebemos essa solicitação da prefeitura, para direcionarmos nossos trabalhos. As Secretarias de Saúde e de Educação do município serão responsáveis por agendar o atendimento, que no caso das crianças, devem estar matriculadas na rede de ensino Municipal ou Estadual”, explica assessor.

A solenidade de lançamento da unidade móvel será dia 10 de julho, às 10 horas, na prefeitura, na Rua Bonfim 441. As consultas serão realizadas 8 às 11 horas e das 13h às 16h30.

Em 2005 o OdontoSesc esteve em Camapuã com procedimentos para comerciários e população em geral, totalizando 6.600 atendimentos, concluindo o tratamento a 942 pessoas. “Nossa meta é levar o atendimento aos municípios menores que mais necessitam ampliar a capacidade de atendimento odontológico e proporcionar qualidade de vida à população”, explica a diretora Regional do Sesc em Mato Grosso do Sul Regina Ferro.

A segunda carreta do OdontoSesc está em Aral Moreira, no sul do Estado, desde o dia 19 de maio. No município, os atendimentos odontológicos serão realizados até o dia 21 de outubro. Até o momento já foram registrados 1.394 consultas, sendo 271 clientes em tratamento. Desses, 113 já estão com o tratamento totalmente concluído.

Esses atendimentos foram complementados por 2.957 atendimentos em educação em saúde, o que representa mais de 985 pessoas atendidas nessas atividades educativas.

Projeto- Lançado em 1999 pelo Sesc Departamento Nacional do Sesc, o Projeto OdontoSESC foi criado com o objetivo de contribuir com a melhoria da saúde bucal brasileira, com o foco direcionado à prestação de serviços odontológicos e ações de educação em saúde a populações carentes.

Em Mato Grosso do Sul o projeto teve inicio em 2001, com a primeira atuação em Aquidauana. Nesses treze anos de atuação, o OdontoSESC percorreu as seguintes localidades: Aquidauana (duas vezes), Costa Rica, Rio Brilhante, Terenos, Campo Grande (três vezes) , Sidrolândia, Bandeirantes, Camapuã, Dourados, Nioaque, Naviraí, Bonito, Ponta Porã e Corumbá. Ao todo foram 21 mil pacientes atendidos, com 143 mil consultas, 310 mil procedimentos odontológicos e 370 mil atendimentos em Educação em Saúde.

Por meio de unidades móveis, com uma estrutura tecnológica moderna e eficaz e que contam com equipes especializadas, ações comunitárias são desenvolvidas em cidades do interior e nas periferias dos grandes centros.

Os principais objetivos do projeto têm sido: estender ações de odontologia para a população de baixa renda e com dificuldade de acesso aos serviços de saúde bucal; e estimular a participação das comunidades atendidas, por meio de ações concretas que mobilizem a população em prol da saúde bucal, contribuindo para um estilo de vida mais saudável, e respeitando o perfil sócio-cultural de cada região.

Nos siga no Google Notícias