A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018

21/11/2018 15:19

Cultura dos Guarani, Kaiowá e Terena é exposta em escola indígena

Mostra Cultural Saberes Indígenas acontece até sábado na Escola Tengatuí Marangatu, na aldeia Jaguapiru, em Dourados

Helio de Freitas, de Dourados
Mostra cultural indígena acontece durante três dias em Dourados (Foto: Divulgação)Mostra cultural indígena acontece durante três dias em Dourados (Foto: Divulgação)

Começa nesta quinta-feira (22) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a IV Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola. O evento acontece até sábado (24) na Escola Municipal Tengatuí Marangatú, na aldeia Jaguapiru, e vai apresentar o resultado de projetos e atividades de escolas indígenas do município.

O objetivo é o fortalecimento da educação escolar indígena entre as etnias Kaiowá, Guarani e Terena com ênfase em práticas de escrita e leitura, matemática e produção de materiais didáticos nas línguas indígenas.

Além de Dourados, a ação acontece em de Caarapó, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Tacuru, Maracaju, Antônio João e Bela Vista.

Segundo a organização, a mostra apresenta às comunidades escolares e à sociedade douradense a oportunidade de conhecer a cultura, a história e a diversidade indígena, presentes na região, valorizando os saberes indígenas como fundamento para aprimorar a aprendizagem, a sustentabilidade e a promoção de uma sociedade plural e tolerante.

A ação faz parte de um projeto envolvendo UFGD, UFMS, Uems e UCDB, desenvolvido pela Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Cultura, Coordenadoria Especial de assuntos Indígenas de Dourados e escolas indígenas.

A programação completa pode ser consultada no site www.saberesindigenasnaescola.blogspot.com.br.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions