ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Defesa Civil entrega alimentos para 220 famílias atingidas pela cheia

Maioria atingida pela cheia da planície pantaneira, entre o Porto do Formigueiro e o Forte Coimbra

Gabriel Neris | 26/08/2018 20:51
Homem ribeirinho recebe alimento da Defesa Civil (Foto: Divulgação)
Homem ribeirinho recebe alimento da Defesa Civil (Foto: Divulgação)

População ribeirinha da região do baixo Pantanal, em Corumbá - a 419 km de Campo Grande - recebeu da Defesa Civil cestas básicas e kits infantil e adulto de limpeza e higiene pessoal. A ação realizada de forma conjunta com o município foi concluída no sábado e beneficiou cerca de 220 famílias, a maioria atingida pela cheia da planície pantaneira, entre o Porto do Formigueiro e o Forte Coimbra.

O material enviado ao Estado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também será levado para as comunidades das regiões da Serra do Amolar, no alto Pantanal, e do Taquari, totalizando mais de 600 famílias. São 18 toneladas de alimentos recebidos pela Defesa Civil.

“Era o socorro que todos esperavam”, disse o presidente da Associação dos Moradores de Porto Esperança, José Domingos Benites. A comunidade está inundada pelo transbordamento do Rio Paraguai, prejudicando o turismo de pesca, principal fonte de renda das famílias do distrito.

O apoio da União de socorro aos pantaneiros tem o respaldo do decreto municipal de situação de emergência, acatado pelo Estado e reconhecido pelo governo federal em junho. Em maio, no pico da cheia, Estado e Município monitoraram a região atingida e cadastraram as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Segundo o tenente-coronel Fábio dos Santos Catarineli, coordenador da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), na segunda etapa da ação o Estado doará estoque de medicamentos à Prefeitura de Corumbá para atender os ribeirinhos.

Nos siga no Google Notícias