ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Delegado acusado de matar boliviano tentou destruir celular ao ser preso

"Você sabe qual é a praxe nesses casos, né", disse Fernando Araújo Junior, no momento em que foi preso e tentou destruir aparelho; mulher dele tentou fugir e mordeu dois policiais

Geisy Garnes | 31/03/2019 13:28
Operação foi realizada na sexta-feira (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Operação foi realizada na sexta-feira (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

O delegado da Polícia Civil preso na sexta-feira (29) por assassinar um boliviano dentro de uma ambulância, em fevereiro deste ano, tentou quebrar o celular na frente de policiais da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio) e do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros).

A tentativa de destruir provas aconteceu na manhã de sexta-feira, quando equipes das delegacias cumpriam mandados de prisão temporária e busca e apreensão contra ele em Corumbá – a 446 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela equipe de reportagem, o delegado Fernando Araújo da Cruz Junior, de 34 anos, foi surpreendido pelos policiais por volta das 7 horas. Ele recebeu a equipe “cordialmente”, avisou a mulher Sílvia Aguilera e a babá sobre a ação dos policiais, e contou que sua arma estava guardada no quarto.

Ele levou três policiais até o cômodo e apontou onde a guardava, em um compartimento alto do guarda-roupa. Enquanto os investigadores apreendiam a arma, Fernando se aproximou do criado-mudo ao lado da cama e falou: “Você sabe qual é a praxe nesses casos, né?”. Em seguida bateu o celular no móvel.

Fernando ainda tentou quebrar o celular no joelho, mas antes de destruir completamente o aparelho foi impedido por um dos investigadores, enquanto o outro retirou o celular de suas mãos. Revoltado gritou que era delegado e mandou os policiais “tirarem a mão dele”. Fernandofoi algemado.

O “ataque” do delegado não foi a única dificuldade encontrada pelos policiais durante o cumprimento dos mandados. Se inicialmente a esposa do delegado concordou em acompanhar as buscas em sua casa, no meio da operação mudou de ideia e saiu correndo da residência com a filha mais nova no colo.

No meio da rua, ela entrou no carro de um desconhecido e pediu carona, mas foi alcançada por um dos policias. Sílvia desceu e mais uma vez tentou fugir, sendo novamente impedida pelo investigador, que a segurou pelo braço. Para se soltar, a mulher agrediu e mordeu o braço do policial.

Outros policiais correram para ajuda a conter a mulher, entre eles o delegado Fabio Peró, do Garras. Descontrolada, Sílvia ainda mordeu a mão do delegado antes de ser algemada por ele e levada de volta para casa. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá com lesão corporal.

Marcas de sangue dentro de ambulância (Foto: Clave 300)
Marcas de sangue dentro de ambulância (Foto: Clave 300)

Entenda - Segundo as investigações, o delegado esfaqueou e matou a tiros Alfredo Rangel Weber, de 48 anos, no dia 23 de fevereiro. A desavença entre os dois começou durante as eleições para presidente da associação de agropecuaristas na Bolívia, onde o sogro de Fernando, Asis Aguilera Petzold (o atual prefeito da cidade de El Carmen), concorria ao cargo.

Alfredo, que apesar do envolvimento com o narcotráfico, era conhecido como pecuarista na região, participou das eleições e foi para a festa de um amigo. No fim do dia voltou ao local em que as votações aconteciam e encontrou Sílvia Aguilera, que já foi casada com Odacir Santos Corrêa, ex-sócio do boliviano, preso pela Policia Federal durante a Operação Nevada, em 2016.

Ao ver a mulher, Alfredo teria cobrando dívidas do ex-marido dela e ameaçado os filhos do casal de morte. Os dois discutiram e a confusão foi separada por Asis, que ao lado de Fernando, sentou-se em uma mesa para conversar com Alfredo. Se aproveitando do momento, o delegado teria levantado, se armado com uma faca e desferido pelo menos três golpes nas costas de Alfredo. O homem foi levado para um hospital local, mas devido a gravidade transferido para Corumbá.

Já em território sul-mato-grossense a ambulância foi fechada por uma caminhonete preta, cabine simples. O motorista desceu do veículo, foi até o veículo, abriu a porta e atirou quatro vezes. Três tiros atingiram a cabeça da vítima, um deles o tórax. Sem ter o que fazer, o motorista voltou com o corpo para o país vizinho.

Principal suspeito do crime na Bolívia, Fernando, que era titular da DAIJI (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e do Idoso) de Corumbá, também se tornou alvo da polícia brasileira. Na sexta-feira uma operação da Corregedoria de Polícia Civil, com apoio da DEH e do Garras, resultou em sua prisão. O caso segue em investigação.

Nos siga no Google Notícias