ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Depois da inundação, Porto Murtinho enfrenta risco de apagão econômico

Aline dos Santos | 09/04/2013 12:39
Município foi inundado em temporal no fim de semana. (Foto: Toninho Ruiz)
Município foi inundado em temporal no fim de semana. (Foto: Toninho Ruiz)

A destruição provocada pela chuva, que desalojou 600 pessoas nas áreas urbana e rural de Porto Murtinho, também pode resultar em apagão econômico na cidade. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Fernando Eurípedes Ferreira Marques, as estradas foram comprometidas e a queda de uma ponte isola mais de 100 mil cabeças de gado.

“Pelas estradas circula o principal responsável pelo nosso Produto Interno Bruto, o boi. Os animais têm que chegar aos frigoríficos”, alerta. O coordenador enfatiza que o município tem uma vasta área, com fazendas a 100 km de distância da cidade. Caso as estradas demorem a ser recuperadas, a atividade econômica corre risco de paralisia.

Outro temor é quanto à saúde pública. “A partir de amanhã vai começar a borrifação do veneno contra o mosquito da dengue”, afirma. O município enfrentou chuva forte entre sábado e domingo. “Teve fazenda que registrou 390 milímetros de chuva”, afirma.

Com as famílias desabrigadas, em doze horas foram usados todos os recursos alimentícios do poder público. Ontem, com a publicação de decreto de emergência, serão comprados alimentos sem necessidade de licitação. O coordenador destaca a solidariedade. “Um fazendeiro doou uma vaca e pessoas de várias cidades também ajudaram”, conta.

Nesta terça-feira, o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda dos Santos (PT), se reuniu hoje com a governadora em exercício Simone Tebet (PMDB) em busca de ajuda financeira.

Ritmo das águas – O coordenador da Defesa Civil, Fernando Marques, explica que a geografia peculiar do município favorece inundações.

Para evitar que a cheia do rio Paraguai arrase o município, plano e abaixo do nível do mar, um dique protege a cidade. O terreno argiloso também dificulta a absorção da água. Segundo ele, toda a água da chuva é captada em diferentes pontos, mas tem apenas uma comporta para vazão.

Nos siga no Google Notícias