ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Desfile das escolas em Corumbá começa hoje com a Major Gama

Homenageando ícone da cultura, escola Major Gama será a primeira do desfile oficial

Silvio Andrade | 11/02/2018 13:24
Desfile oficial das escolas começa neste domingo (Foto: Silvio Andrade)
Desfile oficial das escolas começa neste domingo (Foto: Silvio Andrade)

Começa na noite deste domingo (11) os desfiles oficial das escolas de samba de Corumbá - a 419 quilômetros de Campo Grande. O primeiro bloco das dez agremiações passa pela Avenida General Rondon a partir das 20h, em busca do disputado título de campeã. No sábado, o público lotou a passarela do samba para assistir ao desfile dos onze blocos oficiais.

O mais tradicional carnaval de Mato Grosso do Sul tem o apoio do Governo do Estado, que aportou recursos financeiros para as agremiações (escolas, blocos e cordões), montagem da estrutura metálica na avenida e custeio de duas das quatro atrações nacionais que se apresentarão no palco armado na Praça Generoso Ponce. Este ano, a prefeitura ampliou o espaço destinado às arquibancadas, garantindo melhor acomodação ao público.

Segundo o secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, acompanha a festa momesca na Capital do Pantanal desde o sábado, representando o governador Reinaldo Azambuja. Ele afirmou, em visita ao camarote da imprensa, que o Governo do Estado tem a convicção de que investe em uma manifestação cultural que agrega tradição, energia positiva e muita alegria. “Estamos investindo também no cidadão, no bem-estar das pessoas, que estão felizes”, disse.

Major Gama abre o desfile - Campeã na década passada, a Escola de Samba Major Gama, fundada em 1989, é o abre alas desta noite, na passarela do samba, desfilando com 1.100 componentes, três carros alegóricos. A entidade homenageia o paulista José Antônio Garcia, o Tanabi, ícone da cultura corumbaense, com o enredo “Nossa rua hoje tem rei e ganha a avenida: saudemos Tanabi, a cultura é sua vida”. Ariana Urquiza será a rainha da bateria, com 100 ritmistas.

As cores, a vibração, a cultura e a beleza do povo cigano fazem parte do enredo que a Mocidade Independente da Nova Corumbá, segunda escola a desfilar, com 1.100 integrantes. Com o tema “Optchá, sob um céu de estrelas a sorte da Mocidade”, a Mocidade vai mostrar a lenda por trás do povo, o misticismo que envolve a mulher cigana e a história da tradição. Carol Castelo, uma das mais destacadas rainhas de bateria de Corumbá, será a estrela da noite.

Mestre-sala e porta-bandeira durante desfiles (Foto: Silvio Andrade)
Mestre-sala e porta-bandeira durante desfiles (Foto: Silvio Andrade)
Bateria durante desfile em Corumbá (Foto: Silvio Andrade)
Bateria durante desfile em Corumbá (Foto: Silvio Andrade)

A saga do padre Ernesto - A Cidade Dom Bosco e o padre Ernesto Sassida serão lembrados pelo desfile da A Pesada. A história do religioso e a importância de sua obra serão refletidas nos carros alegóricos e nas fantasias de cerca de 1.200 pessoas. “Cidade Dom Bosco, o Reino do Amor” é o enredo. A bateria da escola, com 120 ritmistas, é uma das mais expressivas do carnaval local. “A Pesada vem este ano com muito luxo para retomar o título”, garante o presidente Neidivaldo Cosme.

Prometendo promover um dos melhores desfiles desde sua fundação, a Acadêmicos do Pantanal vai homenagear a mais antiga escola de samba de Corumbá, a campeoníssima Império do Morro, que desfilará na segunda-feira (12). Com a média de 800 componentes, a escola será dividida em 13 alas. Com o enredo “A Pantanal é verde e rosa e celebra 60 páginas de glórias”, a escola vai imortalizar na avenida as seis décadas de tradição da Império.

Caprichosos de Corumbá, última escola a desfilar neste domingo, quer ficar entre as melhores apresentações deste ano. “Debochar e libertar: A Caprichosos manda para os quintos a ambição de quem não trabalha ou inventa. O povo não sustenta” é o enredo da escola que conquistou o segundo lugar de acesso, em 2017, com o tema “Que Rei sou Eu”. Com 16 alas e quatro carros alegóricos, a escola pretende “impactar” o público com sua apresentação.

Blocos empolgam o público - Depois de um dia chuvoso, a noite de sábado foi de muito brilho e alegria com a passagem dos onze blocos oficiais pela Avenida General Rondon. O público lotou as dependências da passarela do samba, onde também se fez presente o forte esquema de segurança, que envolve as unidades do Estado, a Guarda Municipal e empresa privada. O desfile terminou na madrugada deste domingo, mas o show continuou no palco armado na Praça Generoso Ponce.

Bateria durante desfile em Corumbá (Foto: Silvio Andrade)
Bateria durante desfile em Corumbá (Foto: Silvio Andrade)
Nos siga no Google Notícias