ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Maior Carnaval de MS, Corumbá tem estrutura melhorada para 2018

Cidade Branca promete realizar o melhor carnaval dos últimos tempos

Sílvio Andrade | 10/02/2018 12:44
Multidão acompanha show no Carnaval de Corumbá. (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)
Multidão acompanha show no Carnaval de Corumbá. (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)

Com mais acomodações ao público na Avenida General Rondon – a prefeitura reduziu o número de camarotes e ampliou em 200 metros a estrutura de arquibancadas -, o desfile dos onze blocos oficiais, na noite deste sábado (10), é a síntese da alegria, irreverência e o amor ao samba que predominam no carnaval de Corumbá. O ápice dessa folia, que prosperou numa região isolada, é a descida das escolas de samba, no domingo e segunda-feira.

Com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Corumbá promete realizar o melhor carnaval dos últimos tempos. Além de reforçar a segurança do megaevento com mais 100 policiais, o governador Reinaldo Azambuja autorizou repasse financeiro às entidades carnavalescas – escolas de samba, blocos e cordões – e à prefeitura, para custeio das despesas com a infraestrutura montada na avenida e contratação de duas das quatro atrações nacionais.

A cidade respira carnaval pelos quatro cantos, seja no porto-geral, onde a prefeitura promove desde janeiro rodas de samba aos sábados; nos bares, nos hotéis lotados de turistas e nos barracões das escolas de samba. “O sucesso do carnaval de 2017 nos espelhou a organizar uma das maiores festas em 2018”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura, o carnavalesco Luiz Mário Cambará. “O apoio do governo estadual será fundamental para alcançarmos esta meta.”

Verba pública é investimento

A folia pantaneira começou na primeira semana de janeiro, com o corumbaense ainda se recuperando das comemorações do ano novo. A prefeitura organizou uma extensa programação, que inclui rodas de samba com os melhores pagodeiros da cidade, concurso de marchinhas, escola da Corte de Momo, bailes infantis em praças e no distrito de Albuquerque, carnaval da melhor idade, concurso de fantasias de luxo, desfile de blocos e escolas e samba e ainda, na terça-feira (13), o carnaval cultural, com cordões, corso, alas das pastorinhas.

“Abrimos o carnaval de rua, na última quarta-feira (7), com 48 atividades”, observou Cambará. “O carnaval, mais do que uma festa popular que está no sangue do corumbaense, é um produto que gera renda, emprego e atrai milhares de turistas. O dinheiro empregado pela prefeitura e pelo governo estadual é um investimento, pois movimenta o comércio em pelo menos R$ 12 milhões em uma semana”, contabiliza o prefeito Marcelo Iunes, ex-presidente de escola de samba. “A rede hoteleira está lotada e a venda dos camarotes esgotou-se rapidamente.”

Bateria da tradicional Cibalena. (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá).
Bateria da tradicional Cibalena. (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá).

A influência do Rio de Janeiro

A presença de carnavalescos cariocas no carnaval de Corumbá é uma tradição que reforça os laços culturais entre a cidade e o Rio de Janeiro, seja por influência da Marinha, que se instalou na região em 1873, ou pelas águas platinas. No início do século XX, quando o Rio Paraguai era o único acesso da região ao resto do País, os navios comerciais e de passageiros ligavam os portos de Corumbá e da capital brasileira. Não é por acaso que Corumbá é considerada a cidade mais carioca do interior.

O samba é a tradução dessa influência: ritmistas da Cidade Maravilhosa chegam, se encantam com a cidade e ficam, contribuindo com o processo de profissionalização das escolas de samba. E quando se discute a programação do carnaval, entre as atrações nacionais não poderia faltar a presença do Rio de Janeiro. A prefeitura contratou este ano a Folia Verde e Rosa (bateria da Escola de Samba Mangueira), que se apresentou na sexta-feira (9). As demais atrações são: Axé Blond, bateria da Gaviões da Fiel e o grupo Revelação.

Homenagens e temos nacionais

Os blocos oficiais descem a Avenida General Rondon – a passarela do samba -, neste sábado, prestando homenagens a personalidades locais, ao futebol e também discute em seus enredos temas atuais que envolvem a vida do brasileiro, como o meio ambiente. A Nação Zumbi, campeão de 2017, por exemplo, busca o bicampeonato com um samba que questiona os direitos trabalhistas. O bloco foi fundado em 1995 e terá 800 componentes e a bateria sob o comando do mestre Lilico.

O bloco Águia da Vila defenderá o enredo “Pantanal Ecológico”, bioma que concentra mais de 60% do território do município, com 500 componentes e 30 ritmistas. A oitava agremiação a entrar na avenida, Bola Preta, fundado em 1969, também canta o Pantanal em composição do carnavalesco João Batista. Terá 700 integrantes e promete explodir a passarela em cores da fauna e flora da maior área alagável do planeta. O Vitória Régia abordará a preservação do dourado, peixe nobre da bacia pantaneira.

Terceiro colocado em 2017, o Clube dos Sem homenageará o ex-prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que faleceu em novembro do ano passado, com o enredo “Saudade que não tem fim”. Segundo o presidente do bloco, Carlos Alberto Oliveira, “o Ruiter foi um amigo do povo, deixou a marca da felicidade e foi um prefeito presente”. O bloco sairá com 1.000 componentes e 130 ritmistas e três mestres puxando o samba de autoria dos compositores Victor Raphael, Braguinha, Pedro e Sandro Nemir.

Samba, axé e irreverência na avenida

A descida dos blocos de sujos, nesta sexta-feira, atraiu mais de 30 mil pessoas à Avenida General Rondon, segundo estimativa da Polícia Militar. Uma noite de muita alegria e irreverência, marcada por nenhum registro de ocorrência policial de maior gravidade. O ambiente familiar e a diversão marcaram a passagem do tradicional Cibalena. A criatividade das fantasias foi estimulada por um concurso organizado pelo bloco, que todos os anos arrasta milhares de foliões.

Confira a programação oficial do Carnaval de Corumbá: http://www.corumba.ms.gov.br/noticias/confira-a-programacao-oficial-do-carnaval-2018-de-corumba/21890/

Nos siga no Google Notícias