ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Destino certo no feriadão, Bonito decreta lei seca por 14 dias

Cidade respira o turismo e atividade segue normalmente, tendo apenas que obedecer regras gerais

Nyelder Rodrigues | 31/05/2021 16:57
Ornamentos da praça central de Bonito, principal polo turistico de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Ornamentos da praça central de Bonito, principal polo turistico de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

O feriadão de Corpus Christi começa na quinta-feira (3) e causa preocupação em especialistas e gestores de saúde pública, pois o período pode levar a viagens fora de hora e ao aumento dos índices de contágio da covid-19, que já são altos, em todo o Mato Grosso do Sul. Porém, por ora, as medidas aplicadas ainda são brandas nos principais destinos do Estado.

Em Bonito, por exemplo, haverá lei seca, decreto assinado hoje pelo prefeito Josmail Rodrigues (PSB) e válido entre 1º e 14 de junho suspende atividades com "potencial de aglomeração", como boates, casa de festas, exposições, congressos e clube de lazer. Além disso, a comercialização de bebidas alcoólicas foi proibida no período.

Em contraponto, o decreto frisa que "ficam autorizados todos os hotéis, pousadas, albergues, pensões, campigns, casas de aluguel, flats e todos meios cadastrados no AirBNB e outras plataformas digitais o exercícios de suas atividades comerciais".

Agências e operadoras de turismo também estão liberadas de funcionar, assim como os atrativos turísticos e a presença de vendedores ambulantes nas ruas, abertura de bares e conveniências, além de tabacarias - contudo, sem o consumo de narguilé no local. O produto, ao lado de bebidas alcoólicas e tereré, não pode ser consumido na rua.

Por fim, o decreto ainda traz toque de recolher das 21h às 5h e limite de 50% da capacidade total dos estabelecimentos. De repercussão geral para a população de Bonito, foi regrado que as aulas presenciais ficam autorizadas a retornarem nas creches da rede particular, mas suspensas na rede pública municipal como um todo.

Covid - A doença que vem causando pavor em todo o mundo já contaminou 2.563 até hoje em Bonito, matando 53 delas, conforme os dados apresentados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). A cidade é a 21ª com mais infectados e a 19ª com mais mortos entre os 79 municípios existentes em Mato Grosso do Sul.

As medidas mais severas adotadas até agora em Mato Grosso do Sul durante a pandemia foram em Dourados, que aderiu a um lockdown até o dia 12 de junho. Só supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais, feiras e postos de gasolina podem funcionar.

Dourados vive o pior momento da pandemia de coronavírus, com crescimento exponencial dos casos positivos (foram mais de 600 entre sexta e domingo) e das mortes. Foram 25 óbitos em hospitais da cidade nos últimos dois dias.

Nos siga no Google Notícias