Detentos vão fazer manutenção em nove escolas estaduais de Dourados
Iniciativa de ressocialização, já em vigor na Capital, chega ao interior com serviços de reparo e conservação
Detentos irão realizar a manutenção em nove escolas estaduais de Dourados, a 251 km de Campo Grande. A ação faz parte de um projeto de ressocialização desenvolvido em parceria entre TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), SED (Secretaria Estadual de Educação) e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Detentos de Dourados realizarão serviços de manutenção em nove escolas estaduais, como parte de um projeto de ressocialização. A iniciativa é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de MS, Secretaria de Educação e Agepen, com duração prevista de um ano. Os reeducandos, selecionados pela 2ª Vara de Execução Penal, executarão trabalhos de hidráulica, pintura, limpeza e reparos elétricos. O projeto, inspirado em modelo de Campo Grande, visa atender demandas escolares e capacitar os detentos, que atuarão sob supervisão de policiais penais.
O convênio assinado tem duração de um ano. Nesse período, as instituições poderão solicitar o apoio dos técnicos sempre que necessário. Os trabalhos devem durar entre dois e três dias em cada escola, com acompanhamento de policiais penais. A iniciativa em Dourados foi baseada no modelo já realizado em Campo Grande desde 2022.
“Estamos animados e com grandes expectativas neste projeto. Por isso, foram selecionados reeducandos com perfil adequado ao ambiente de trabalho, contando com o auxílio da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande”, afirmou o juiz Ricardo da Mata Reis, titular da Vara do Tribunal do Júri e Execução Penal da comarca de Dourados.
Os detentos estão aptos a realizar serviços de hidráulica, pintura, limpeza de terrenos e reparos elétricos. A iniciativa atende à grande demanda de manutenção nas escolas e busca preparar os reeducandos como técnicos capacitados.
“Esperamos promover a reintegração social dos reeducandos, ao mesmo tempo em que será prestado um relevante serviço à comunidade educacional”, complementou o magistrado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.