A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Março de 2017

26/04/2011 09:34

Diretor avisa que Detran pode retirar lombadas de Dourados

Fabiano Arruda

Equipamentos devem ser desligados até o mês que vem na 2ª maior cidade do Estado

O diretor-presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Carlos Santos Pereira, criticou a decisão do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), que suspendeu o convênio com o departamento em relação às lombadas eletrônicas do município. Os equipamentos devem ser desligados até maio e, caso isso ocorra, o Detran pode retirar as lombadas da cidade.

Diferente de Campo Grande, onde o contrato com as lombadas é feito entre empresa e prefeitura, em Dourados, segundo Santos Pereira, o convênio é entre Detran e município.

“A empresa não arrecada nada e as multas vão direto para os cofres do Estado”, contestou.

O diretor-presidente do Detran confirmou que uma das reivindicações da prefeitura de Dourados é ter participação nas multas e admitiu que a intenção do órgão com as lombadas é reorganizar o trânsito das vias douradenses ao invés de arrecadar.

Sobre o contrato com a empresa, Santos Pereira atesta que a contratação ocorreu por meio de licitação e a mesma oferece 300 faixas de lombada em todo Estado. “Foi feito um convênio público que passou pelo crivo do Tribunal de Contas”, justificou.

Em relação à informação de que as lombadas estariam causando danos ao asfaltamento de Dourados, o diretor do Detran também rebateu. Disse que foram realizados estudos técnicos de viabilidade e chamou a sinalização de trânsito do segundo maior município do Estado de precária.

“O município não tem capacidade de cortar um galho (para melhorar a visibilidade da lombada). Estou respondendo a prefeitura de Dourados e, caso os equipamentos fiquem desligados, vamos retirar, o que, infelizmente, pode aumentar o risco de aumentar o número de acidentes”, garantiu.

O caso - Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura de Dourados explica que o convênio foi firmado na administração anterior, do prefeito Ari Artuzi.

Entre os motivos que levaram à decisão está a não participação na arrecadação com as multas, falta de acesso às informações do sistema de multas, além da sinalização precária, danos ao asfalto e locais inadequados para instalação das lombadas.

“A instalação das lombadas eletrônicas autorizado na administração passada não traz qualquer benefício para o município. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, afirmou Murilo. Em contrapartida, o prefeito garantiu que Dourados terá uma agência municipal de trânsito.

Por não receber parte das multas, Murilo manda desligar lombadas em Dourados
Diversos problemas causados pelas lombadas eletrônicas levaram o prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), a suspender o convênio com o Detran (Depa...
Policiais se disfarçam de vendedores e prendem assaltante de relojoaria
A PM (Polícia Militar) prendeu nesta sexta-feira (24) em Dourados - que fica a 233 km da Capital - um rapaz suspeito de participar de dois assaltos a...
Prefeitura abre sindicância para apurar convênio com universitários
Foi aberta uma sindicância pela prefeitura de Rio Brilhante - cidade localizada a 163 km de Campo Grande - para inspecionar o convênio feito entre o ...



“A empresa não arrecada nada e as multas vão direto para os cofres do Estado”, contestou.[sic]
o diretor do Detran diz que quem arrecada é o estado, e não a empresa que instalou as lombadas, tah bom!!! a empresa que passou ate no fantastico está fazendo caridade para o Detran -MS...
o prefeito de Dourados está correto em desligar essas lombadas, as mesmas estão em locais impensáveis, se proliferaram como praga no des-governo Artuzi, voce passava num dia em uma rua e nao inha nada, no outro ja estava sendo multado por lombadas que simplesmente ''brotavam'' sem critério algum. DESLIGA JÁ!
 
Sebastiao Santos em 26/04/2011 10:06:14
Em vez de lombadas eletronicas, porque não criar as lombadas tradicionais de concreto nos locais de maior risco.
Essas sim não oneram o motorista.
Mais dai aonde q as prefeituras,detrans e outras pessoas irão arrecadar ?
É uma vergonha, vir esse diretor do DETRAN(nomeado politicamente) alegar q a retirada
das lombadas irão aumentar os acidentes.
Os acidentes continuarão com ou sem lombadas, pois o q falta é educação dos motoristas, e punição severa.
Essas lombadas, redutores e pardais nada mais são do que uma ilegal forma de meter a
mão no bolso do povo.
 
Marco Aurelio em 26/04/2011 01:08:24
Isso tudo porque as ruas de Dourados estão muito bem conservadas: quem tiver um tanque de guerra, trator, pickup monstro ou disco voador consegue circular pelo centro de Dourados sem problema nenhum. E o melhor de tudo é que com esse veículos nem precisa se preocupar com as lombadas, é só passar por cima.
 
Alan Ale Abdallah em 26/04/2011 01:00:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions