ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Donos de bares cobram toque de recolher às 22h, mas resposta é não

Comerciantes afirmam que fechamento às 20h ameaça falir setor e aumentar desemprego

Helio de Freitas, de Dourados | 22/03/2021 12:04
Donos de bares se reuniram no estacionamento do Douradão (Foto: Wander Jones/Droneselfie)
Donos de bares se reuniram no estacionamento do Douradão (Foto: Wander Jones/Droneselfie)

Proprietários de bares, restaurantes e conveniências protestaram hoje (22) em Dourados (a 233 km de Campo Grande) contra o toque de recolher das 20h às 5h e pediram a volta da restrição a partir das 22h, como era antes do decreto estadual entrar em vigor no dia 14 deste mês. A medida foi tomada pelo Governo do Estado para tentar frear o contágio da covid-19 no pior momento da pandemia.

Os comerciantes se concentraram no estacionamento do Estádio Douradão, na Rua Coronel Ponciano, e depois seguiram para a sede da prefeitura, que fica na mesma região da cidade, onde foram recebidos pelo secretário de Governo Henrique Sartori.

O prefeito Alan Guedes (PP) participava de reunião online com outros prefeitos de Mato Grosso do Sul e com o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende para discutir medidas para conter a proliferação do vírus.

Com o tema “#nãosomosoproblema”, os comerciantes cobram definição de protocolo único para funcionamento dos setores da economia e afirmam que todos os estabelecimentos são essenciais, pois geram milhares de empregos.

Ao Campo Grande News, comerciantes afirmaram que o toque de recolher às 20h de segunda à sexta e fechamento dos bares às 16h aos sábados e domingos ameaçam o setor de falência generalizada.

Apesar do apelo, eles ouviram do representante da prefeitura que não existe possibilidade de o município alterar o horário, pois o toque de recolher foi adotado pelo Estado. O decreto vigora até sábado (27), mas os comerciantes temem ampliação da restrição.

Além disso, existe possibilidade de o município adotar nos próximos dias o “fecha tudo” implantado em Campo Grande com a antecipação de feriados municipais.

Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a prefeitura informou que está “sensível” sobre a reivindicação do empresários. O prefeito já havia recebido empresários e representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), para debater as restrições e os impactos, principalmente no comércio noturno de alimentos e bebidas.

“Importante destacar que a situação da covid em MS e na região de Dourados é avaliada de forma sistemática, dia após dia, e que todas as demandas, tanto da saúde, quanto da classe empresarial e econômica, estão na pauta diária interna da prefeitura, assim como nas conversas com as autoridades estaduais e órgãos de fiscalização”, afirma a assessoria do prefeito.

Com mais quatro mortes anunciadas hoje, Dourados chegou a 305 óbitos em um ano de pandemia. Até agora, 22.793 douradenses já foram infectados pelo coronavírus. Atualmente, 1.066 infectados cumprem isolamento domiciliar e 21.371 estão recuperados.

Os hospitais de Dourados têm 90 pessoas internadas hoje, sendo 48 em leitos de enfermaria e 42 em terapia intensiva. Metade dos leitos de UTI é ocupada por moradores de Dourados e a outra parte por pessoas de cidades da região.

Nos siga no Google Notícias