ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Dourados consegue “limpar nome” com Governo Federal para receber repasses

Município agora aparece com avaliação positiva em cadastro do Tesouro Nacional

Helio de Freitas, de Dourados | 29/06/2021 10:43
Prefeito de Dourados Alan Guedes assina documento em seu gabinete (Foto: Divulgação)
Prefeito de Dourados Alan Guedes assina documento em seu gabinete (Foto: Divulgação)

O município de Dourados conseguiu “limpar o nome” em cadastro do Tesouro Nacional que dificultava à segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul o acesso a repasses do Governo Federal. O CAUC do Tesou Nacional é serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias, uma espécie de SPC que reúne todos os órgãos da administração direta.

Segundo a prefeitura, o cadastro estabelece critérios de boa gestão e facilita o acesso a verbas federais. Para conseguir encerrar as pendências, a atual administração precisou identificar quais eram as necessidades e fazer o levantamento para encaminhar ao órgão.

“O CAUC é uma lista de várias obrigações que todos os órgãos municipais têm que cumprir para receber recursos voluntários da União. Esses recursos vão além daqueles já encaminhados para o município, mas só são feitos para municípios com suas obrigações em dia”, explicou o secretário de Fazenda Everson Cordeiro.

Segundo ele, com o sinal verde para receber esses repasses, a prefeitura poderá desenvolver novos projetos como, por exemplo, a restauração de parques e praças públicas.

O prefeito Alan Guedes disse que em seis meses de gestão parte do planejamento financeiro foi alcançado com sucesso. "Nesse primeiro ano temos de preparar a cidade para receber novos recursos e viabilizar os investimentos. Para isso precisamos organizar a casa, colocar as contas em dia e ajustar o caixa da prefeitura. Precisamos resgatar o respeito e a confiança da prefeitura”.

Conforme a assessoria do prefeito, para se regularizar no CAUC o município teve de fazer trabalho conjunto entre todas as secretarias para identificar e resolver as pendências.

Capacidade de pagamento – No final de maio, Dourados tinha recuperado a nota “A” na Capag (Capacidade de Pagamento), também do Tesouro Nacional. Até então, a prefeitura era classificada com nota “C”.

A análise levou em consideração os indicadores Endividamento, Poupança Corrente e Liquidez. Em linhas gerais, é como se a cidade tivesse saído do Serasa das prefeituras. Com a atual avaliação, pode pedir apoio da União para avalizar empréstimos para investimentos em infraestrutura e modernização.

Nos siga no Google Notícias