ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Quase metade das empresas de Dourados demitiu funcionários na pandemia

Segundo pesquisa da Associação Comercial, 55,18% das empresas mantiveram o mesmo quadro

Helio de Freitas, de Dourados | 18/06/2021 16:39
Lojas da Avenida Marcelino Pires fechadas durante o lockdown em Dourados (Foto: Arquivo)
Lojas da Avenida Marcelino Pires fechadas durante o lockdown em Dourados (Foto: Arquivo)

Quase metade das empresas de Dourados (a 233 km de Campo Grande) teve de demitir funcionários durante a pandemia da covid-19, iniciada em março de 2020. Segundo os números divulgados hoje (18) pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), 55,18% dos estabelecimentos não demitiram colaboradores durante o período de pandemia.

Em 27,58% das empresas, até cinco funcionários foram demitidos e 17,24% disseram que demitiram mais de cinco funcionários.

Entretanto, a situação atual pode ser mais greve, pois a pesquisa foi feita de 10 a 14 de maio, ou seja, antes do lockdown de duas semanas decretado pela prefeitura, que foi de 30 de maio a 12 de junho.

O “fecha tudo” adotado pelo prefeito Alan Guedes (PP) para tentar conter a disseminação do vírus no pior momento da pandemia em Dourados provocou protestos de comerciantes. Com exceção de mercados, farmácias, padarias, açougues e postos de gasolina, todos ficaram fechados por duas semanas e houve apenas delivery de comida.

A associação também perguntou quantos colaboradores as empresas precisaram afastar durante o período e 41,37% do empresariado respondeu que precisou afastar até cinco funcionários.

Outros 24,16 % afirmaram que não afastaram nenhum, 20,68% afastaram de seis a 15 funcionários e 13,79% afastaram mais de 15 trabalhadores.

Ainda segundo a pesquisa, mais de 50% das empresas (a assessoria não especificou o número exato) já registraram casos de covid-19 entre seus colaboradores desde o início da pandemia.

Sobre orientações e treinamentos de biossegurança, 68,96% dos entrevistados responderam já tiveram e 31,04% informaram não ter conhecimento.

Tratamento precoce – A pesquisa da Aced mostrou que percentual considerável dos empresários douradenses ainda acredita na eficácia do chamado “tratamento precoce”, propagado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores mesmo sem comprovação científica.

Para 58,63% dos empresários, o tratamento mais eficaz para combater a doença é a vacina. Outros 37,93% apontaram o tratamento precoce e 3,44% responderam com tratamento tardio.

Para mais de 62% do empresariado douradense, o toque de recolher não tem influência na redução dos casos de coronavírus. Atualmente a circulação de pessoas está limitada das 20h às 5h.

“Apesar de todas as dificuldades impostas aos empresários desde o início da pandemia, podemos destacar alguns pontos positivos no levantamento, como o fato de 55,18% das empresas não terem demitido nenhum colaborador”, avaliou Nelson Eduardo Hoiff Brait, secretário da Aced.

Nos siga no Google Notícias