ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Dourados profissionaliza e insere deficientes ao mercado de trabalho

Viviane Oliveira | 31/01/2013 12:29
Representantes de empresa fazem entrevista de trabalho no Centro Dorcelina Falador.
Representantes de empresa fazem entrevista de trabalho no Centro Dorcelina Falador.

O ano passado foi positivo para a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência que são atendidas pelo Centro Dorcelina Folador. Mantido pela Prefeitura de Dourados, o Centro tem ampliado gradativamente o número de cadastrados e de atividades oferecidas às pessoas que têm algum tipo de deficiência, além de constante busca por emprego.

Luiza Mara Rodrigues, coordenadora do Centro, informou que no ano passado ocorreram 145 inclusões, através de 70 empresas parceiras, que contratam apenas cadastrados na instituição. “Temos indústrias, comércio e vários outros segmentos que procuram diretamente o Centro inclusive empresas que estão se instalando na cidade”.

A coordenadora lembra que o mais importante é que os diretores das empresas fazem as entrevistas na instituição e não no local do possível trabalho. “O candidato fica muito mais à vontade”, disse.

Há casos em que não existe essa possibilidade e, quando ocorre, uma pessoa do Centro acompanha o candidato. Outro detalhe em todo esse processo é a qualificação. Normalmente a vaga existe, mas falta a mão de obra qualificada.

A prefeitura, através do programa Qualifica Dourados/Pronatec, tem proporcionado condições para isso, com cursos gratuitos, dentro da necessidade do mercado. No ano passado foram qualificados 40 deficientes como auxiliares administrativos e na informática, desses, 70% foram empregados antes da conclusão.

Pessoas com deficiência interessadas em entrar no mercado de trabalho podem encaminhar currículo ao e-mail dorcelina.folador@yahoo.com ou ao Centro de Convivência localizado na Rua dos Caiuás, 955. Mais informações pelo telefone 3411-7726.

Nos siga no Google Notícias