ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Dourados recebe mais doses para vacinar grupos de risco contra gripe A

Francisco Júnior | 09/07/2012 16:39

Dourados recebeu mais 1,2 mil doses da vacina contra a gripe, que também previne a Influenza H1N1, responsável pela transmissão da gripe A.

As doses são destinadas para pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que são os idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e trabalhadores da saúde.

A vacina também está sendo ofertada para os doentes crônicos, mas mediante prescrição médica. Esse grupo deverá solicitar o preenchimento do impresso CRIE (Centro de Referência de Imunoespeciais).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a imunização segue nota técnica do Ministério da Saúde, que prioriza apenas os grupos de risco.

Em Dourados a imunização é realizada na Seleta, Santo André e Vila Rosa e na sala de vacina do PAM. A vacina contra a gripe que está sendo ofertada é trivalente, ou seja, previne contra o vírus da Influenza B, Influenza A H3N2 e Influenza A H1N1.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Eduardo Arteiro Marcondes explica que a vacinação segue até o término das doses. “Diferente do que tem se divulgado, a vacina contra gripe está sendo dispensada apenas para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. São poucas doses e vamos aplicar até o fim do estoque, seguindo orientação do Ministério da Saúde”, destacou.

Este ano, no município foram confirmados quatro casos positivos de gripe A. “É um número muito baixo para uma população de quase 200 mil habitantes”, acrescenta.

Ele informou que em Dourados, toda a rede está articulada, com medicação Tamilflu disponível em todos os hospitais, para ser usado mediante critério do médico. “Não há motivo algum para preocupação acima das causas naturais da gripe. A pessoa tem que se prevenir de qualquer tipo de gripe, independentemente do H1N1, que é apenas uma das variantes de Influenza”, alerta.

Nos siga no Google Notícias