ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Dourados tem agências lotadas e filas até em caixas eletrônicos após greve

As 53 agências de Dourados e de outras 12 cidades da região reabriram nesta terça após 21 dias de greve dos bancários

Helio de Freitas, de Dourados | 27/10/2015 10:35
Douradenses aguardam abertura de agência após 20 dias de greve de bancários (Foto: Eliel Oliveira)
Douradenses aguardam abertura de agência após 20 dias de greve de bancários (Foto: Eliel Oliveira)

Lotadas e com filas até nos caixas eletrônicos, as agências bancárias reabriram nesta terça-feira (27) após 21 dias de greve em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O fim da paralisação foi aprovado em assembleia realizada ontem à noite, seguindo decisão tomada pela categoria em todo o país.

A volta ao trabalho ocorreu às 10h nas 53 agências existentes na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e em outros 12 municípios que compõem a base no sindicato dos bancários e trabalhadores do ramo financeiro.

Os bancários aceitaram a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de reajuste de 10% dos salários, do PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e do piso e 14% para os vales refeição e alimentação.

Conforme a assessoria do Sindicato de Dourados e Região, na assembleia de ontem primeiro foi aprovada a pauta geral da categoria e depois os bancários do Banco do Brasil e Caixa Federal votaram em separado as propostas específicas apresentadas em mesa de negociação dos trabalhadores com as duas instituições públicas.

Segundo o presidente do sindicato, Janes Estigarribia, foi uma das greves mais longas e fortes da categoria bancária em todos os tempos. “Chegamos a fechar mais de 12 mil agências e 40 centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 Estados e no Distrito Federal. Na base de Dourados a paralisação atingiu 100% das agências nos 13 municípios”, afirmou.

“Nosso movimento foi vitorioso mais uma vez, pois rompemos a resistência das instituições financeiras que, durante quase um mês de paralisação, insistiram em apresentar propostas com índices que sequer recuperavam a inflação de 9,88% e impunham perdas significativas para a categoria”, declarou Estigarribia.

Nos siga no Google Notícias