ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Drones ajudam a localizar roças de maconha de facções

Equipamentos adquiridos pelo governo paraguaio já estão sendo usados em ações da Senad na fronteira

Por Helio de Freitas, de Dourados | 07/02/2024 16:26


Drones de alta precisão estão sendo usados nas ações de repressão ao tráfico de drogas na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Comprados pelo governo do país vizinho, os equipamentos foram entregues à Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e já são utilizados para detectar lavouras de maconha na linha internacional (veja imagens acima).

Operados por agentes da Senad com treinamento específico para esse tipo de operação, os drones vão ampliar a fiscalização aérea para detectar roças da droga cultivadas em clareiras de mata. Até agora, o serviço era feito apenas por helicópteros.

Nesta quarta-feira (7), na Colônia Agustín Romero Pereira, em Yby Yaú (a 100 km de MS), a Senad localizou e destruiu sete hectares de cultivos de maconha que renderiam pelo menos 21 toneladas da droga.

Em quatro acampamentos mantidos pelos traficantes para processamento da droga, foram destruídos equipamentos usados para picar, secar e embalar a erva. Segundo a Senad, a produção de maconha na fronteira é controlada por facções criminosas brasileiras.

Ontem, na região de Alto Verá, no departamento de Itapuá, outras 24 toneladas em fase de cultivo foram cortadas e queimadas. As roças ocupavam oito hectares em áreas de mata. Segundo a agência paraguaia, as ações continuam de forma permanente, para causa prejuízo financeiro aos traficantes.

Agente da Senad opera drone usado em ações contra o narcotráfico (Foto: Divulgação)
Agente da Senad opera drone usado em ações contra o narcotráfico (Foto: Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias