ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Em 12 meses, HR de Ponta Porã realiza 94% dos exames de CRPE de MS

Unidade atende 38 municípios para esse tipo de avaliação, incluindo Dourados e Campo Grande

Nyelder Rodrigues | 24/08/2021 19:23
Equipamento usado para realizar o exame feito pelo HR de Ponta Porã. (Foto: Divulgação)
Equipamento usado para realizar o exame feito pelo HR de Ponta Porã. (Foto: Divulgação)

Entre julho de 2020 e junho desse ano, o HR (Hospital Regional) de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - foi responsável por 94% dos exames de CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica) realizados em Mato Grosso do Sul, na rede SUS (Sistema Único de Saúde).

Os dados foram divulgados pelo próprio Governo do Estado nesta terça-feira (24) e apontam também para um percentual de 43,6% de todos os procedimentos, incluindo terapêuticos e diagnósticos, realizados naquela unidade.

O levantamento indica a realização de 475 procedimentos, sendo 211 exames CPREs no Regional ponta-poranense. Deste total, 96 foram terapêuticos e 115 diagnósticos. Segundo a área técnica da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o hospital executa CPREs em pacientes de 38 municípios sul-mato-grossenses.

Além de usuários de Ponta Porã, onde está sediado, o HR de Ponta Porã também fez esses exames em moradores de diversas regiões do Estado, oriundos de cidades como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Coxim, Aquidauana e Paranaíba.

Inicialmente, o contrato para a realização desses exames foi firmado entre a SES e o hospital, em junho do ano passado, por um período de seis meses, tendo em vista a demanda reprimida - as demais unidades hospitalares não estavam conseguindo reduzir a fila de espera existente em Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, houve a necessidade da prorrogação do convênio por mais seis meses e, depois, por mais um ano. "O exame é realizado por um especialista em endoscopia e são feitos de forma eletiva, por meio da regulação, e temos o suporte de emergência 24 horas", salienta diretor-técnico, Antonio Martinussi.

Nos siga no Google Notícias