Em audiência, moradores protestam contra instalação de usina hidrelétrica
Com faixas e vaias, moradores de Água Clara, a 198 quilômetros de Campo Grande, protestaram contra a instalação de duas usinas hidrelétricas no município, durante audiência pública ontem (26). A Minas PCH quer licença para construir as barragens de aproveitamento hidrelétrico Água Clara e Baixo Verde I.
O município já tem uma usina hidrelétrica, a São Domingos, além de duas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) em construção e uma outra em funcionamento, segundo o vereador Eulo Jari Fereira de Souza (DEM), que participou da audiência, promovida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
- Leia Também
- Grupo chinês arremata por R$ 13,8 bi hidrelétricas na divisa de MS
- Prefeitura entra com pedido de liminar para cancelar leilão de hidrelétricas
Os moradores temem que mais empreendimentos desse tipo na cidade prejudique o Rio Verde. “Foi unanime, a população contra a construção da Baixo Verde. A São Domingos, construída pela Eletro Sul, só causou prejuízo, veio mutilar o Rio Verde, que é um dos mais ricos em peixes do país. Vamos lutar para que a instalação não aconteça, pois precisamos de desenvolvimento, mas acima de tudo, precisamos do meio ambiente”, defendeu.
O vereador contou que os representantes do grupo que pretende construir as usinas alegam que os documentos estão todos dentro da legalidade e haverá procedimentos para evitar a morte de peixes. “Disseram que é tudo legal e que faram uma espécie de escada, que vai transpor os peixe e não vão morrer, mas o papel aceita tudo, mas na realidade não sai o que foi escrito”, protestou o Eulo. O vereador disse que os produtores rurais da região e representantes de outros segmentos irão buscar o Ministério Público para tentar impedir a construção das usinas.
Nesta semana, houve audiências também em Ribas do Rio Pardo para discussão do licenciamento das barragens de aproveitamento hidrelétrico Água Clara e Baixo Verde I e em Três Lagoas, onde foi debatida a instalação da barragem Inocência.