ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Em oito dias, chuva supera média de julho e acumula 55 milímetros

Para agrometeorologista da Embrapa, aquecimento das águas do Pacífico em meio grau interfere no clima do centro-sul do Brasil

Helio de Freitas, de Dourados | 08/07/2015 14:23
Chuva acumulada em oito dias de julho chega a 55 milímetros em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)
Chuva acumulada em oito dias de julho chega a 55 milímetros em Dourados (Foto: Eliel Oliveira)

Julho está sendo bem mais chuvoso que em anos anteriores no município de Dourados, a 233 km de Campo Grande. De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, nos oito primeiros dias deste mês, a chuva acumulada chega a 55,4 milímetros, o que corresponde a 55 litros de água por metro quadrado. O volume médio de julho é de 48,2mm.

Chove todos os dias na cidade desde a semana passada. O agrometeorologista da Embrapa, Ricardo Fietz, informou ao Campo Grande News que a tendência é de um inverno bem mais úmido que em anos anteriores, já que as previsões indicam tendência de chuvas acima da média também em agosto e setembro.

Segundo ele, esse inverno chuvoso deve-se ao fenômeno El Niño, que ocorre no oceano Pacífico e influencia no clima, principalmente no centro-sul do Brasil. “As águas do Pacífico estão meio grau mais quentes, o que provoca inverno com temperaturas mais amenas e mais chuva em nossa região. Quando ocorre o contrário, ou seja, a água do Pacífico fica mais fria, sofremos os efeitos do La Niña, com invernos mais secos e mais frios”, explicou.

Fietz informou que a menor temperatura neste inverno foi registrada em Dourados no dia 16 de junho, quando os termômetros marcaram 6 graus. Segundo ele, as previsões indicam clima ameno em todo o inverno de 2015. Entretanto, uma nova frente fria deve queda de temperatura na semana que vem, com possibilidade de geada. “Para formação de geada é preciso temperatura de no mínimo 4 graus”, informou.

Safra de milho – O pesquisador da Embrapa informou que a chuvarada de julho já está atrasando a colheita de milho segunda safra na região de Dourados. Entretanto, Ricardo Fietz não acredita em prejuízo para a produção. “O produtor terá de esperar alguns dias de sol para começar a colheita, mas por enquanto não tem risco de perdas”.

Nos siga no Google Notícias