ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Enquanto Brasil restringe doses, Paraguai libera vacinação contra a gripe

Anny Malagolini | 29/06/2016 09:46
Em maio, brasileiro com identidade nas mãos foi tomar vacina contra a gripe em hospital de Pedro Juan Caballero. (Foto: Leo Veras)
Em maio, brasileiro com identidade nas mãos foi tomar vacina contra a gripe em hospital de Pedro Juan Caballero. (Foto: Leo Veras)

Enquanto no Brasil as vacinas gratuitas contra a H1N1 são escassas, e liberadas apenas para grupos de risco, no país vizinho – o Paraguai – todas as faixas etárias de sua população deverão receber a vacina até o final de julho.

De acordo com o governo paraguaio, a nova campanha vai atingir 25% da população menor de cinco anos; pelo menos 70% dos adolescentes e 77% da população adulta e idosa. A população estimada do país chega a 6,5 milhões. Nas cidades de Pedro Juan Caballero e Salto de Guairá há pelo menos 140 mil paraguaios.

No mês passado, o país deu início a vacinação de sua população, e muitos brasileiros aproveitam para cruzar a fronteira e vacinar de graça. Os Sul-mato-grossenses que não fazem parte dos grupos considerados de risco pelo Ministério da Saúde e que não conseguiram tomar a vacina contra a gripe durante a campanha brasileira, procuraram hospitais e clínicas do Paraguai para receber a dose.

Em Naviraí, município próximo à fronteira, as vacinas disponíveis não foram suficientes e sua população recorreu ao Paraguai. Recentemente, a prefeitura da cidade adquiriu mais 15 mil doses. A cidade conta com 51 moradores, e a promessa é de imunizar 64% dos habitantes.

Nos siga no Google Notícias