ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Equipe do Ministério da Saúde chega à reserva indígena mais populosa do país

Secretário Especial de Saúde Indígena e secretário de Atenção Primária à Saúde estão nas aldeias de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 16/06/2023 09:42
Delegação do Ministério da Saúde e Geraldo Resende no Hospital da Missão Caiuá, em Dourados (Foto: Divulgação)
Delegação do Ministério da Saúde e Geraldo Resende no Hospital da Missão Caiuá, em Dourados (Foto: Divulgação)

O secretário de Atenção Primária Nésio Fernandes e o secretário de Atenção à Saúde Indígena do Ministério da Saúde Ricardo Weibe Tapeba chegaram na manhã desta sexta-feira (16) à Reserva Indígena de Dourados, a mais populosa do país com pelo menos 20 mil moradores.

A vinda deles, articulada em fevereiro deste ano pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB), ocorre pouco mais de um mês após a morte por desnutrição de uma criança indígena de um ano e três meses.

Os secretários e suas equipes chegaram ontem à noite a Campo Grande e na manhã de hoje seguiram de carro até Dourados. conforme o cronograma, a agenda de visitas começou pelo Hospital Porta da Esperança, na Missão Caiuá.

Depois, a delegação segue para dois postos de saúde na Aldeia Jaguapiru, visita famílias indígenas em casa, passa pela Vila Olímpica e depois vai até duas unidades de saúde na Aldeia Bororó. Juntas, as duas aldeias formam a reserva de Dourados, habitada por indígenas guaranis-kaiowás e terenas. Logo após o almoço, a comitiva mantém reunião com lideranças indígenas e retorna para a Capital.

“Estive reunido com seis ministros do Governo relatando a situação dos indígenas de Mato Grosso do Sul. Não foi fácil conciliar a agenda dos dois secretários. Estou esperançoso que saiamos desta visita com direcionamentos e ações transformadoras”, afirmou Geraldo Resende.

Nos siga no Google Notícias