ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Escolas retomam aula em horário normal, mas greve parcial continua

Escolas comunicaram pais de alunos que vão cumprir liminar do TJ e manter 66% dos educadores trabalhando

Helio de Freitas, de Dourados | 11/09/2017 09:06
Professores de Dourados durante protesto no desfile da semana passada (Foto: Adilson Domingos)
Professores de Dourados durante protesto no desfile da semana passada (Foto: Adilson Domingos)

As 45 escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, voltaram a ter aulas em horário normal hoje (11). No período da manhã, os alunos entraram às 7h e vão sair por volta de 11h20. À tarde, o funcionamento também será das 13h às 17h. Os educadores reivindicam 7,64% de reajuste do piso do magistério e reposição dos salários dos administrativos, congelados há três anos.

Em comunicado enviado aos pais, as escolas informaram que a greve dos professores e servidores administrativos continua, mas que a partir de agora será cumprida a liminar do desembargador Carlos Eduardo Contar, do Tribunal de Justiça de MS, que determinou 66% dos educadores trabalhando em sala de aula.

A greve na educação de Dourados começou com 100% dos servidores parados no dia 21 de agosto, mas no dia seguinte, por força da liminar, os grevistas decidiram reduzir o horário de aula. A prefeitura reclamou ao tribunal e o desembargador multou o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) em R$ 50 mil por dia.

Na semana passada, as escolas decidiram apoiar o movimento e a maioria ficou de segunda a quarta-feira sem aula. Por causa do feriado de 7 de setembro, na sexta-feira também não teve aula.

Hoje as escolas comunicaram aos pais que apesar de a prefeitura não ter feito nenhuma proposta para atender as reivindicações das categorias, os educadores decidiram retomar as aulas em tempo integral, mas 34% do efetivo vai continuar em greve. “Serão 66% dos professores atendendo 100% dos alunos e 100% das aulas”, informou em comunicado a direção da Escola Joaquim Murtinho, localizada na área central.

“A greve continua e nesta semana teremos novas atividades”, afirmou a presidente do Simted, Gleice Jane Barbosa. Os grevistas estão percorrendo os bairros para fazer panfletagem e atos próximos às escolas, informando sobre os motivos da paralisação.

Nos siga no Google Notícias