ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Esquema de desvio era do 3º escalão da prefeitura e pode ter sido “modelo”

Conforme promotor, investigação de organização criminosa pode incluir delação premiada

Aline dos Santos | 12/09/2017 11:47
Polícia Federal deflagrou a operação Cambota.
(Foto: Ricardo Ojeda)
Polícia Federal deflagrou a operação Cambota. (Foto: Ricardo Ojeda)

O esquema para desvio de dinheiro público envolveu o terceiro escalão da prefeitura de Três Lagoas, três oficinas e pode ter sido replicado para outros setores da administração pública. As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa da operação Cambota, realizada nesta terça-feira (dia 12) pela PF (Polícia Federal). As oficinas investigadas concentravam 70% dos serviços, enquanto outras 25 executaram 30%.

A apuração é relativa aos anos de 2015 e 2016. O trabalho de investigação começou no ano passado, com cruzamentos de informações pela PF e CGU (Controladoria-Geral da União). Há possibilidade de o sistema ter sido replicado para outros serviços e aquisições. Contudo, a análise está condicionada ao prosseguimento da investigação.

Dos 13 mandados de condução coercitiva, cinco são funcionários no setor de manutenção de frota e os demais donos e funcionários das oficinas. A prefeitura tem uma sistema de software para gestão da frota e, quando surgia necessidade de conserto, as empresas cadastravam os preços. A gestão é feita por uma empresa de Dourados, onde equipe da PF foi em busca de dados, mas, a princípio, não há informações de irregularidades.

Conforme o MPE (Ministério Público Estadual), o esquema se configura como organização criminosa. O promotor Luciano Lara afirma que, inclusive, pode ser utilizado o recurso de colaboração premiada.

De acordo com o o delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF (Polícia Federal), Cleo Mazzotti, é uma caminhada para processo de diminuição da corrupção. Neste ano, já foram seis operações em Mato Grosso do Sul.

Superfaturado - Em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União) de Campo Grande, a ação da PF tem 13 mandados de condução coercitiva e sete mandados de busca e apreensão, cumpridos em Três Lagoas e Dourados. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Três Lagoas.

Equipe da PF busca documentos na prefeitura de Três Lagoas. (Foto: Ricardo Ojeda)
Equipe da PF busca documentos na prefeitura de Três Lagoas. (Foto: Ricardo Ojeda)

A investigação aponta que, no período de 2015 a 2016, um grupo de servidores da prefeitura e empresários do ramos de oficinas teria direcionado e superfaturado contrato de manutenção da frota de veículos. Num dos casos, foi constatado superfaturamento na ordem de até 486% do valor das peças substituídas pelas oficinas mecânicas. Conforme a PF, o prejuízo chega a R$ 800 mil.

O prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) afirma que a operação Cambota, realizada nesta terça-feira (dia 12) pela PF (Polícia Federal), não tem relação com seu mandato e que a prefeitura está de portas abertas.

Movimento - Cambota é o nome popular do virabrequim, peça responsável pela movimentação do automóvel. Como a fraude consistia em direcionar e majorar serviços nos automóveis da frota, o nome faz alusão à atuação policial, no sentido de desarticular a organização criminosa impedindo sua movimentação.

Nos siga no Google Notícias