ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Estado vai contratar Evangélico para ativar hospital de cirurgias

Secretário estadual de Saúde confirmou “parceria” com unidade particular que enfrenta crise financeira e no ano passado foi acusada de “sucatear” Hospital da Vida

Helio de Freitas, de Dourados | 19/11/2015 10:00
Prédio onde funcionavam Hospital São Luiz e clínica particular já foi alugado pelo Estado (Foto: A. Frota/Diário MS)
Prédio onde funcionavam Hospital São Luiz e clínica particular já foi alugado pelo Estado (Foto: A. Frota/Diário MS)

A Secretaria Estadual de Saúde vai contratar o Hospital Evangélico para colocar em funcionamento a unidade de cirurgias que está sendo montada pelo governo de Mato Grosso do Sul em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O hospital de cirurgias foi lançado em julho deste ano pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e deve ser ativado ainda em 2015.

Administrado pela Associação Beneficente Douradense, o Evangélico é uma empresa privada, mas mantém convênio há vários anos com o município para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

No ano passado, o Evangélico foi acusado pela Secretaria Municipal de Saúde de “sucatear” o Hospital da Vida, unidade pública de urgência e emergência que atende pacientes de 34 municípios da região de Dourados. Por cinco anos a instituição particular administrou o hospital do município, que foi retomado pela prefeitura em setembro de 2014.

Em crise financeira há vários anos, como admitem os próprios diretores do hospital, o Evangélico enfrenta dificuldade para pagar os salários dos funcionários, que neste ano fizeram várias paralisações contra os atrasos. Em setembro, a empresa fez acordo com a Justiça do Trabalho, se comprometendo a não atrasar mais os salários, sob pena de ter bloqueado o repasse do SUS.

A instituição privada também enfrenta dificuldade para pagar a clínica particular que atende pacientes de oncologia no “Hospital do Câncer” – uma ala do próprio Evangélico. Como tem o credenciamento do Ministério da Saúde para serviços de oncologia, o Evangélico terceiriza o atendimento para a clínica, mas constantemente atrasa o pagamento. Neste ano o atendimento aos pacientes com câncer chegou a ser suspenso duas vezes.

No antigo São Luiz – A unidade de cirurgias do Estado vai funcionar no prédio do antigo São Luiz, na Avenida Weimar Gonçalves Torres com a Coronel Ponciano, região leste da cidade. A ideia do governo é centralizar as cirurgias eletivas nesse local e acabar com a fila de pacientes tanto de Dourados quanto de municípios da região que esperam por um procedimento cirúrgico.

O superintendente administrativo da Secretaria Estadual de Saúde, Maurício Peralta, confirmou nesta quarta-feira que o Evangélico vai tocar a unidade de cirurgias. Entretanto, garantiu que a unidade de cirurgias será administrada pelo Estado e o Evangélico vai apenas “operacionalizar” o funcionamento, ou seja, vai fazer as cirurgias com sua equipe.

“Vai ser um hospital estadual de cirurgias. O Estado vai administrar. O Evangélico vai prestar serviços. O prédio é alugado pelo Estado, os equipamentos são do Estado e o Estado vai ter uma pessoa para administrar a unidade. O Evangélico vai operacionalizar, vai prestar serviços de cirurgias”, afirmou Peralta, que foi diretor administrativo do Evangélico de 2011 a 2014.

Secretário confirma – O secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, também confirmou o acordo com o Evangélico. “A SES vai montar e administrar o hospital, mas vamos usar o corpo clínico e estrutura de apoio e retaguarda do HE. Esse é o nosso projeto emergencial, para iniciarmos ainda este ano as cirurgias, em especial as ‘judicializadas’, que são urgentes”, afirmou ao Campo Grande News.

Estado alertado – O Campo Grande News apurou que profissionais ligados à saúde pública de Dourados alertaram o governo do Estado sobre a situação financeira do Evangélico e sobre o estado em que a empresa teria deixado o Hospital da Vida.

A Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), criada pela prefeitura para gerenciar o Hospital da Vida, afirma que a unidade de urgência emergência estava “aos pedaços”.

“Quando assumimos o Hospital Vida em 1º de setembro de 2014 passamos por uma situação extremamente difícil, sem o mínimo possível para manter um atendimento digno a população. Tivemos de pegar medicamentos por empréstimo, os equipamentos estavam sucateados e obsoletos. Tivemos que fazer locações de forma emergencial para manter a UTI em andamento, pois os equipamentos não tinham condições de atendimento”, afirmou o gerente da Funsaud, Cassio Humberto Rocha.

Segundo ele, após cinco anos de gerenciamento do Evangélico o Hospital da Vida tinha pacientes aguardando atendimento em macas e cadeiras de fio nos corredores. “O centro cirúrgico estava com equipamentos sucateados. O município teve de comprar uma mesa ortopédica, porque a que tinha estava totalmente sucateada. As enfermarias estavam com portas e banheiros danificados, contrariando totalmente as normas e diretrizes do Ministério da Saúde”, declarou Cassio Rocha.

Credenciado – Apesar de ter deixado de administrar o Hospital da Vida, o Evangélico continua credenciado pelo Ministério da Saúde para serviços de alta complexidade e recebe recursos do SUS para atendimentos de nefrologia (rins), cardiologia e oncologia. Os serviços de nefrologia, assim como os de cardiologia, são terceirizados pelo hospital.

Nos siga no Google Notícias