A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 25 de Junho de 2017

14/11/2013 23:30

Estratégias de Conservação da Natureza reúne oficiais da PMA no Pantanal

Vinícius Squinelo

Começa nesta sexta-feira a 11ª edição do Curso de Estratégias para a Conservação da Natureza, que reúne durante dez dias, no Pantanal de Corumbá, oficiais da Polícia Militar Ambiental (PMA) de todo o País. O curso, iniciado em 1992, tem por objetivo qualificar os militares para o planejamento estratégico e execução da proteção ao meio ambiente, com o envolvimento da sociedade civil. “A proposta é difundir a proteção ambiental e mostrar caminhos para ser mais eficiente como parceiro da natureza dentro de um cenário cada dia mais preocupante de degradação”, ressaltou Ângelo Rabelo, conselheiro do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

A organização do curso é do IHP e a realização da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PM/MS). A palestra de abertura, a bordo do barco Kalipso, às 12h, no Porto Geral, será do engenheiro florestal, pesquisador e mestre em Ciências Florestais, Miguel Serediuk Milano.

A preparação dos oficiais para atuarem fortemente na ação preventiva e não repressiva, por meio dos conhecimentos sobre legislação e dos ecossistemas brasileiros, foi idealizada por Rabelo, que comandou a primeira formação da então Polícia Florestal, em Corumbá. A corporação foi criada nos anos de 1980 para combater os caçadores de jacarés no Pantanal.

Depois de atuar dez anos na repressão ao contrabando de milhares de peles de jacarés e ao tráfico de animais silvestres num período de leis ambientais frágeis, Rabelo, tenente-coronel da reserva, percebeu a necessidade de capacitar os policiais ambientais para usarem o conhecimento técnico como arma e convencimento na antecipação aos crimes ambientais. Hoje a consciência se multiplica nos quartéis e nas comunidades.

O curso nasceu há 20 anos, com o apoio do Fundo Mundial para Natureza (WWF), e em 2005 passou a ser incorporado aos projetos do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), ONG de Corumbá que atua na preservação e conservação do Pantanal. Atualmente é realizado pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. Cerca de 400 oficiais de todos os estados receberam treinamentos nas dez edições anteriores do curso. A programação inclui aulas de campo e palestras de alguns dos maiores especialistas em conservação do País.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions