ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Estudantes de medicina e nutrição orientam população sobre tireoide

Liga da Tireoide promove de amanhã até sábado eventos abordando a importância do funcionamento adequado da glândula

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2016 13:22

Formada por estudantes de nutrição e medicina da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a Liga de Tireoide promove de amanhã (25) até sábado (28) eventos informativos abordando a importância do funcionamento da glândula tireoide. Os eventos serão na Praça Antônio João das 13h às 17h e no shopping center da cidade, para marcar o Dia Internacional da Tireoide, lembrado em 25 de maio.

A Liga é formada pelas acadêmicas Camila Caroline Machado, Heverlyn Kalyme Koch e Vanessa Oliveira da Cruz Lima, coordenada pelas professoras doutoras Kely de Picoli Souza e Silvia Cristina Figueira Olinto.

Conforme a assessoria da UFGD, a equipe iniciou a divulgação da importância do bom funcionamento da tireoide no ano passado, através de projetos de ensino e extensão nas escolas rurais de Dourados, para abordar aspectos fisiopatológicos da glândula, bem como a importância da realização do teste do pezinho.

Segundo a professora da USP (Universidade de São Paulo, Maria Tereza Nunes, especialista em hormônios tireoidianos, a tireoide produz hormônios essenciais para o crescimento, metabolismo e desenvolvimento, sendo esta última ação fundamental para que o sistema nervoso desempenhe funções motoras, sensoriais e cognitivas de forma apropriada.

Maria Tereza afirma que essa é a razão que faz o hipotireoidismo congênito levar a um retardo mental acentuado, conhecido por cretinismo.

O teste do pezinho aplicado aos recém-nascidos tem a finalidade de avaliar a concentração do hormônio tireotrófico (TSH) no sangue e sua elevação é indicativo de hipotireoidismo, que deve ser rapidamente tratado.

A especialista afirma que esse procedimento pode levar à reversão total do quadro, já que no período neonatal ainda existe possibilidade de o hormônio tireoidiano promover estímulo para formação de sinapses e mielinização dos neurônios.

“Por isso, a importância da avaliação feita e a ingestão suficiente de iodo na gestação, que é constituinte chave dos hormônios tireoidianos, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4)”, afirma ela.

Nos siga no Google Notícias