ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Exército inicia operação com 600 militares para coibir crimes na fronteira

Ação deve intensificar a presença do Exército na faixa de fronteira oeste. Operações serão curtas e pontuais

Gabriel Neris | 18/06/2018 17:59
Comando Militar do Oeste participará de operação na fronteira com Paraguai e Bolívia (Foto: CMO/Divulgação)
Comando Militar do Oeste participará de operação na fronteira com Paraguai e Bolívia (Foto: CMO/Divulgação)

O CMO (Comando Militar do Oeste) desencadeou nesta segunda-feira (18) a Operação Ágata de Aço II nas regiões de fronteira com o Paraguai e Bolívia. O objetivo é tentar coibir crimes como narcotráfico, contrabando e tráfico de armas e munições.

De acordo com o Exército, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participará da operação com 600 militares e 238 viaturas e conduzirá as operações em conjunto com outras forças de segurança pública.

A operação deve intensificar a presença do Exército na faixa de fronteira oeste e, segundo nota do CMO, com o aumento do número de operações, as ações serão mais curtas e pontuais.

“Outro ponto a ser destacado é a intensificação das operações de inteligência, aproveitando as potencialidades do Sisfron [Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras], aliado a execução de ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços e incremento de meios e recursos com maior tecnologia agregada”, aponta o CMO.

A operação é parte do PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras) e foi criada por decreto no fim de 2016 e acontece sob coordenação e integração de representantes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), EME (Estado-Maior do Exército), Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Secretaria da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores.

Nos siga no Google Notícias