ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  05    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Polícia suspeita que piloto de avião com cocaína usou plataforma para fugir

Equipamento flutuante utilizado para pesca foi encontrado à deriva no Rio Apa e rebocado até a fazenda

Por Helio de Freitas, de Dourados | 05/02/2026 15:27
Polícia suspeita que piloto de avião com cocaína usou plataforma para fugir
Policiais ambientais quando rebocavam plataforma de pesca no Rio Apa (Foto: Ponta Porã News)

Policiais da fronteira suspeitam que uma plataforma flutuante de pesca foi usada na fuga do piloto e co-piloto do avião monomotor com matrícula boliviana abandonado com 477,6 quilos de cocaína no município de Porto Murtinho, na tarde de sábado (31).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Policiais investigam o uso de plataforma flutuante de pesca na fuga de tripulantes de avião boliviano abandonado com 477,6 quilos de cocaína em Porto Murtinho, MS. A estrutura foi encontrada à deriva no Rio Apa, próximo à cidade paraguaia de San Lazaro, a 20 km do local do pouso.O avião, de prefixo CP-298, teria pousado em uma fazenda pertencente à família do influenciador digital Firmino Miranda Cortada Neto para escapar de um Super Tucano da Força Aérea paraguaia. A droga apreendida foi avaliada em R$ 25 milhões, e a investigação está sendo conduzida pela Polícia Federal.

De acordo com o site Ponta Porã News, o equipamento, pertencente à fazenda onde ocorreu o pouso, foi encontrado por um ribeirinho à deriva no Rio Apa, na região da cidade paraguaia de San Lazaro, a pelo menos 20 km do local do pouso. O povoado fica em uma faixa de terra cortada pelo Rio Apa ao norte e pelo Rio Paraguai ao sul.

O morador comunicou o fato ao dono da fazenda, que avisou policiais militares ambientais. A plataforma foi rebocada pelo barco da polícia e devolvida ao proprietário da fazenda. A pista onde o avião pousou fica a poucos metros do Rio Apa, que nesse trecho divide os dois países.

Conforme moradores da região, o avião boliviano prefixo CP-298 pousou na propriedade brasileira para fugir de um avião Super Tucano da Força Aérea do Paraguai. A droga apreendida foi avaliada em pelo menos R$ 25 milhões.

A investigação é conduzida pela Polícia Federal. A informação inicial era de que o caso ficaria com a delegacia da PF em Ponta Porã, mas, por questão territorial, passou a ser tocado pela Superintendência Regional em Campo Grande.

Polícia suspeita que piloto de avião com cocaína usou plataforma para fugir
O avião boliviano na fazenda onde ocorreu o pouso com a droga (Foto: Ponta Porã News)

O avião ainda permanece na fazenda. Ao Campo Grande News, a Polícia Federal informou que equipes estão no local desde ontem tentando remover a aeronave para a Capital.

Influencer famoso – A fazenda onde ocorreu o pouso do avião com cocaína pertence à família de um influencer famoso de Mato Grosso do Sul. Firmino Miranda Cortada Neto tem 2,2 milhões de seguidores no Instagram.

Foi o próprio influenciador digital que divulgou o caso em sua rede social. Ele disse que a pista é homologada, mas antiga, da época do seu avô, o patriarca Firmino Miranda Cortada. O pai do influencer, Firmino Miranda Cortada Filho, é pecuarista e engenheiro-agrônomo, residente em Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.