ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Falha no sistema afeta biometria em cidade com 50 mil eleitores sem cadastro

Pelo menos dois mil eleitores deixaram de fazer cadastro biométrico desde ontem em Dourados; prazo termina em 27 de março

Helio de Freitas, de Dourados | 19/02/2020 11:40
Eleitor é atendido no cartório eleitoral de Dourados, em outubro do ano passado (Foto: Divulgação)
Eleitor é atendido no cartório eleitoral de Dourados, em outubro do ano passado (Foto: Divulgação)

Falha no sistema do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) atrapalhou o cadastramento biométrico de pelo menos dois mil eleitores em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O número é estimado pelo cartório eleitoral do município, onde 50 mil moradores com direito a voto ainda não se cadastraram. O prazo termina no dia 27 de março e o eleitor que não fizer o cadastro não poderá votar nas eleições municipais de outubro.

Atendentes do cartório eleitoral informaram que desde ontem não é possível fazer o cadastro dos eleitores e a previsão é de solução do problema após o meio-dia de hoje (19). Entretanto, os servidores orientam os eleitores a procurarem o local para agendamento a partir de amanhã.

O cartório das 18ª e 43 zonas eleitorais atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h sem intervalo para almoço. Para garantir o maior número possível de cadastramentos, o cartório terá plantões nos sábados dias 29 de fevereiro, 7, 14 e 21 de março, das 08h às 13h.

Sem o cadastro biométrico, o eleitor terá o título cancelado e, além de não poder votar, fica impedido de tirar passaporte, obter empréstimos em bancos estatais, tomar posse em cargo ou função pública e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Se for servidor público, corre o risco de não receber salário.

Conforme a justiça eleitoral, Dourados possui atualmente 155.278 eleitores, dos quais 50 mil ainda fizeram o recadastramento. Para se cadastrar, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor.

O cartório eleitoral de Dourados fica na Rua Montese, 435, no Jardim Londrina. Os telefones para contato são (67)3422-1656 e (67)3422-1983.

Nos siga no Google Notícias