ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Familiares de boliviano com chikungunya são diagnosticados com a febre

Renata Volpe Haddad | 16/09/2015 19:03
Ação emergencial foi realizada em diversos bairros de Corumbá. (Foto: Kleverton Velasques)
Ação emergencial foi realizada em diversos bairros de Corumbá. (Foto: Kleverton Velasques)

A Ses (Secretaria Estadual) de Saúde, divulgou hoje (16) cinco novos casos de Febre do Chikungunya em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande. O boletim epidemiológico apresenta mais um caso no município, só que considerado importado da Bolívia.

De acordo com a coordenadora de controle de vetores de Corumbá, Grace Bastos, são 14 notificações no município e destes, seis estão confirmados. "Destes seis, quatro são da família do homem de 37 anos, que o vírus foi detectado em julho. Os filhos, a esposa e uma mulher que mora na casa, estão com chikungunya", alega.

Detectado em julho, o homem é feirante boliviano e transita livremente na fronteira. Segundo Grace, há uma epidemia que ainda não foi controlada em Santa Cruz de La Sierra. "Lá são mais de 1.044 casos confirmados e não foi controlado. Já em Corumbá, não há possibilidade de epidemia, que é considerada quando existe mais de um caso em apenas um mês e estes divulgados hoje, as amostras de sangue foram colhidas em julho", afirma.

Um dos filhos do homem que foi confirmado com chikungunya, deu endereço errado para a equipe de saúde e de acordo com a coordenadora, isso complicou a atuação de controle nos bairros. "Quando ele apresentou os sintomas e foi ao posto de saúde, ele deu o endereço do pai. A equipe fez todo o controle em 9 quarteirões da casa do homem, tudo esquematizado para controle do mosquito", explica.

Porém, ele mora em outro bairro de Corumbá e foi necessário mobilizar outro controle no local. "Quando fomos colher o sangue da família, descobrimos que ele tinha dado o endereço errado e foi uma luta para encontrarmos. Ai começamos uma ação no bairro onde o rapaz mora", ressalta.

Grace conta que uma mulher que mora em um bairro próximo à fronteira, também foi confirmada com a febre. "Agora, o município vai entrar com controle químico de fumacê nos bairros, para reforçar todas as ações que foram encadeadas", completa.

Nos siga no Google Notícias