ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Fazendeiros esperam para próxima semana despejo

Aline dos Santos | 18/10/2012 09:20
Fazendas foram invadidas há cinco meses. (Foto: Divulgação/MPF)
Fazendas foram invadidas há cinco meses. (Foto: Divulgação/MPF)

Os fazendeiros aguardam para a próxima semana o cumprimento da reintegração de posse de 11 imóveis rurais invadidos por índios kadiwéus em Corumbá. “De acordo com a Polícia Federal, a reintegração está prevista para ser realizada a partir de segunda-feira”, afirma o advogado Carlos Souza.

Segundo ele, os índios já foram notificados pelo oficial de Justiça. A ordem para retirada dos indígenas foi dada no mês passado.  A decisão é da juíza Raquel Domingues do Amaral. Conforme o advogado, a Funai (Fundação Nacional do Índio), condenada a pagar multa diária de R$ 100 mil, e o Ministério Público recorreram, mas os recursos foram negados pela magistrada e no TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

No começo de outubro, com o efetivo em greve e devido às eleições, a PF informou que não teria meios para cumprir a decisão. A paralisação dos policiais foi encerrada nesta semana.  A ordem de reintegração de posse é válida para as fazendas Terra Preta, Vila Real, Limoeiro, Ressaco, Capim Gordura, Nova Um, Esteio, Santa Márcia I e II, Baía da Bugra e Duas Irmãs.

A invasão de 23 fazendas no Pantanal, denominada pelos índios como retomada, foi deflagrada em maio após o STF (Supremo Tribunal Federal) considerar nulos os títulos de terra localizados em área indígena no sul da Bahia. Conforme os fazendeiros, os kadiwéus estavam armados e expulsaram os funcionários.

Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), os índios estão recuperando áreas invadidas pelos fazendeiros, que acabaram conseguindo título de posse da terra, apesar de ser área indígena. A demarcação da reserva foi em 1981.

A história da terra dos kadiwéus remonta ao Segundo Reinado, quando o imperador Dom Pedro II doou a área como contrapartida pela participação dos indígenas na Guerra do Paraguai. Há 25 anos, tramita no Supremo uma ação em que produtores e índios disputam 160 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias