Festa em pesqueiro será discutida por comitê contra covid de Bonito
Evento reuniu dezenas no fim de semana e, conforme imagens, foi marcada por aglomerações e desrespeito ao uso de máscaras
A prefeitura de Bonito, distante 250 quilômetros de Campo Grande, reconheceu que autorizou a “1ª Pescaria das Mulheres”, evento que reuniu dezenas de pessoas no fim de semana e, conforme imagens, foi marcado por aglomerações e desrespeito ao uso obrigatório de máscaras. Em nota, o município disse que o Comitê de Enfrentamento e Combate ao novo coronavírus deve se reunir para discutir sobre o ocorrido.
Conforme a prefeitura de Bonito, decreto vigente permite a realização de eventos esportivos ao ar livre, “desde que feita a solicitação por escrito, com 15 dias de antecedência, acompanhado de protocolo de biossegurança”.
O município defende que toda documentação exigida foi entregue e, “conforme participantes”, a pescaria foi realizada “dentro das determinações”.
“A prefeitura não se responsabiliza por atos ocorridos após o evento, como é o caso das filmagens”, completou a nota.
As imagens citadas mostram pelo menos 50 pessoas no pesqueiro, localizado no distrito de Águas do Miranda. Poucos usam máscara e o distanciamento de segurança não é respeitado.
A presidente da Câmara Municipal de Bonito, vereadora Luisa Aparecida Cavalheiro (MDB), é uma das pessoas que aparecem nas imagens. Em resposta, afirmou que as gravações foram feitas por adversários e tem intenções políticas. Segundo ela, a imagem foi feita no horário de almoço e, por isso, os participantes não usavam máscaras. Sobre o distanciamento, garantiu que todos estavam separados em blocos e aqueles que mantinham proximidade eram pessoas da mesma família ou que já convivem diariamente.
Bonito já soma 231 casos de novo coronavírus, a maioria na última semana (74), segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde). A primeira morte pela doença na cidade aconteceu também na semana passada.