Foragido há dois anos de presídio é morto em confronto com a polícia
Graziano vinha sendo investigado por envolvimento em furtos e roubos ocorridos na fronteira
Graziano Henrique Corrêa, de 39 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (7) após confronto com policiais civis e militares em Ponta Porã, cidade localizada na fronteira com o Paraguai, a 313 quilômetros de Campo Grande. Ele era um dos três presos que fugiram da 1ª Delegacia de Polícia Civil, em maio de 2023.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Conforme apurado pela reportagem, a ação policial aconteceu por volta das 10h, quando as equipes tentavam capturá-lo em um imóvel na Vila Militar. Graziano supostamente teria reagido à abordagem. O imóvel onde ele foi encontrado funcionava como lava-jato, mas estava desativado. Nos fundos, havia um cômodo usado como esconderijo. Antes do ingresso das equipes, uma mulher foi abordada na área externa e retirada do local.
No registro da ocorrência, os policiais discorrem que, ao entrarem no quarto, Graziano correu até o fundo, pegou um revólver calibre .38 embaixo do colchão e apontou contra a equipe. Os agentes efetuaram quatro disparos de pistola calibre 9mm para conter a ameaça. Ele foi desarmado e socorrido ao Hospital Regional de Ponta Porã, onde morreu durante o atendimento médico.
Segundo a Polícia Civil, Graziano vinha sendo investigado por envolvimento em furtos e roubos ocorridos nas últimas semanas em Ponta Porã. Ele era considerado de alta periculosidade, com dois mandados de prisão em aberto, além de histórico criminal que incluía tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma, receptação e fuga de presídio em Minas Gerais.
No Paraguai, Graziano usava identidade falsa com o nome de Kleverton Israel Henrique. Ele já havia sido detido naquele país por roubo dias antes da fuga em Ponta Porã. A arma apreendida nesta segunda foi encaminhada para a perícia, que realizou os procedimentos técnicos no local do confronto.
Durante a fuga ocorrida há dois anos, Graziano escapou junto com Israel Pereira Souza, de 24 anos, conhecido como Riquelme, e Marcos Helman de Alcântara. Na época, Graziano foi baleado durante a evasão e chegou a ser internado em unidade de terapia intensiva, mas conseguiu se recuperar e permaneceu foragido. Israel e Marcos continuam sendo procurados pelas polícias Civil e Militar, além da GCMFron (Guarda Civil Municipal de Fronteira).
Por fim, a operação de hoje foi realizada em conjunto pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil e pela Força Tática da Polícia Militar.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.