ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Força-tarefa vai fiscalizar ônibus escolares de cidade do interior

Ação envolve MPMS, Polícia Rodoviária Federal, Detran e Secretaria de Estado de Educação

Por Natália Olliver | 25/03/2024 13:34
Ao todo, 22 veículos escolares serão fiscalizados em Bandeirantes (Foto: Divulgação)
Ao todo, 22 veículos escolares serão fiscalizados em Bandeirantes (Foto: Divulgação)

O TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) vai fiscalizar ônibus escolares da cidade de Bandeirantes, a 70 quilômetros da Capital. A ação faz parte de uma auditoria sobre as condições dos veículos que trafegam tanto na zona urbana quanto rural.

A força-tarefa será composta pela MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Polícia Rodoviária Federal, Detran- MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Estado de Educação, Representantes do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Polícia Militar e representantes da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que fazem parte do Termo de Cooperação Mútua do Transporte Escolar.

Ao todo, 22 ônibus serão vistoriados, 15 deles na frota própria e 7 contratados. Serão analisados itens como extintor de incêndio, câmera de ré, faróis, placas, tacógrafo, cinto de segurança, pneus, além da documentação do veículo e dos motoristas.

A ação também fará a conscientização de alunos sobre a segurança dentro dos veículos nas escolas municipais Leontina Luciana da Silva e Ernesto Solon Borges. Os profissionais vão orientar sobre a importância do uso dos itens de segurança durante a viagem.

O Termo de Cooperação do Transporte Escolar foi assinado no dia 5 de dezembro de 2023 e estabelece as diretrizes e as normas sobre o acesso ao transporte escolar pelos alunos da Rede Estadual de Ensino residentes na zona rural. Ele institui o Programa Estadual de Transporte Escolar do Estado.

Ao Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul coube a responsabilidade de coordenar a Comissão Técnica da Gestão do Transporte Escolar; quando necessário, convocar reuniões mensais da Comissão.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias