ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Forças militares divulgam balanço da Operação Ágata 11 nesta quinta-feira

Ações se iniciaram nesta segunda-feira (13), em toda faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Leandro Abreu | 15/06/2016 17:49
Militares realizam ações todos os anos na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Fotos da operação deste ano só serão divulgadas nesta quinta-feira. (Foto: Arquivo)
Militares realizam ações todos os anos na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Fotos da operação deste ano só serão divulgadas nesta quinta-feira. (Foto: Arquivo)

Após o início da Operação Ágata 11 na segunda-feira (13), em toda faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, os órgãos de Segurança Pública envolvidos irão apresentar um balanço dos primeiros dias de ação nesta quinta-feira (16), na sede do CMO (Comando Militar do Oeste) em Campo Grande.

As ações envolvem cerca de três mil militares da Marinha, Exército, Força Aérea, além de integrantes de órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais. A operação acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e, devido ao evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre, e em áreas específicas de fronteira fluvial.

Nesta quinta-feira, além do balanço dos primeiros dias de ação, o comando da operação apresentará à imprensa como o planejamento das atividades em campo é realizado. O CMO foi procurado pelo Campo Grande News, mas não pode adiantar mais detalhes da apresentação desta quinta-feira, no Centro de Operações Conjuntas.

Ágata 11 - Durante a mobilização, militares vão combater os principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais. As ações são realizadas entre as cidades de Comodoro, no Mato Grosso, e Mundo Novo, Sul de Mato Grosso do Sul, em uma extensão de aproximadamente 2,5 mil quilômetros.

Na área de operações, além das agências federais, há ainda apoio de órgãos estaduais, como a Polícia Militar e Civil de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, GGIFron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal, do Estado de MS), Sefaz (Secretaria de Fazenda Estadual), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), entre outras.

Nos siga no Google Notícias