ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Garoto com convulsões é resgatado por helicóptero da Marinha

Caroline Maldonado | 22/09/2014 13:40
Menino foi socorrido e levado ao hospital em Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Menino foi socorrido e levado ao hospital em Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Um menino de 11 anos que teve convulsões e ficou desacordado foi resgatado nesta manhã pela Evacuação Aero Médica da Marinha do Brasil, na região do Paraguai Mirim, a 63 quilômetros de Ladário, município a 419 quilômetros de Campo Grande. O garoto foi atendido dentro de uma pequena embarcação, em que a mãe o colocou para transportá-lo para a cidade pelo rio Paraguai, numa viagem que poderia durar cerca de 5 horas.

Ele foi levado de de helicóptero até a base naval da Marinha, onde uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) o encaminhou ao hospital de Corumbá. Por volta das 10h15, o menino que não teve o nome divulgado, foi medicado e as convulsões pararam, tornando o quadro clínico estável.

Na primeira avaliação, foi constatado que a pupila estava dilatada e que ele estava inconsciente, segundo informou o médico Reinaldo Dias ao jornal Diário Corumbaense. A mãe contou ao médico que o menino já teve cisticercose, uma doença que atinge o homem através da ingestão de carne de porco mal cozida, de alimentos que tenham sido mal lavados ou através do contato com o parasita, transmitido pelas fezes.

Segundo a Marinha, essa é a 16ª participação da EVAM (Evacuação Aero Médica) em resgates em regiões de difícil acesso de janeiro a setembro deste ano. De acordo com o comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, a equipe está à disposição da população que necessita de socorro e mora em localidades muito distantes. “Todas as vezes que pedem nossa aeronave para resgate, rapidamente acionamos o esquadrão, pois nada é mais importante que uma vida”, afirmou o comandante ao jornal Diário Corumbaense.

Nos siga no Google Notícias