ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Governo de MS decreta emergência por estragos causados pela chuva

Documento, divulgado hoje, justifica a medida por "boçorocas", que são formados por grandes buracos de erosão

Mayara Bueno | 30/08/2018 09:55
Ponte sobre o córrego Ivatê na área rural de Novo Horizonte do Sul. (Foto: Agesul/Divulgação)
Ponte sobre o córrego Ivatê na área rural de Novo Horizonte do Sul. (Foto: Agesul/Divulgação)

O Governo de Mato Grosso do Sul decretou emergência em Novo Horizonte do Sul, município distante 329 km de Campo Grande. O motivo é que o asfalto da cidade, afetada pela chuva, sofreu uma série de erosões.

O documento, divulgado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (dia 30), lembra que houve "fortes chuvas" que causaram "graves danos e prejuízos" e, 6 de novembro e 20 de dezembro de 2017, e em 18 de janeiro de 2018. A situação vai valer por seis meses.

Em virtude do grande volume, o município decretou também situação de emergência naquelas datas. Contudo, agora, mesmo no período de seca, as erosões continuaram aumentando, "já atingiram o lençol freático e a força das águas vem causando "boçorocas", que potencializaram sobremaneira os danos e prejuízos".

A medida neste período também serve como precaução, já que, nos próximos meses, o tempo será novamente de chuva.

Os principais afetados pelas erosões sãos as pequenas propriedades, traz o decreto. " Tem a necessidade urgente de conter o crescimento das erosões, a fim de evitar que o Município fique impedido de exercer suas atividades regulares".

Durante os 180 dias de vigência da situação, está autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais e também a contratação de obras e bens sem a necessidade de licitação.

Nos siga no Google Notícias