ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Guarda acusado de agredir paciente fica fora das ruas durante sindicância

Comandante diz que subinspetor fará serviços administrativos até a conclusão da investigação, que pode levar três meses

Helio de Freitas, de Dourados | 26/08/2019 10:51
Agressão foi gravada por pessoa que esperava atendimento na UPA; guarda diz que foi agredido primeiro (Foto: Reprodução)
Agressão foi gravada por pessoa que esperava atendimento na UPA; guarda diz que foi agredido primeiro (Foto: Reprodução)

Subinspetor da Guarda Municipal de Dourados, a 233 km de Campo Grande, foi afastado do policiamento de rua e vai trabalhar no setor administrativo durante investigação de suposta agressão a um paciente na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Na noite de quarta-feira (21), Jeovane dos Santos Rodrigues procurou a UPA com ferimento na cabeça, segundo ele provocado por pedrada durante briga na rua. Visivelmente embriagado e exaltado, ele teria xingado o médico plantonista e outros funcionários. Uma técnica de enfermagem chamou a Guarda Municipal.

O subinspetor e os outros dois guardas foram ao local para atender a ocorrência e durante a confusão uma pessoa que também aguardava atendimento gravou vídeo com o celular no momento em que o chefe da equipe desfere dois tapas no rosto de Jeovane. Em seguida o homem é imobilizado. Depois de contido, recebeu curativo no ferimento da cabeça e foi liberado.

Na sexta-feira (23) a prefeita Délia Razuk (sem partido) criticou a atitude do guarda. Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, ela afirmou que se indignou com o ato e imediatamente determinou sindicância para apurar as responsabilidades.

Nesta segunda-feira (26), o comandante da Guarda, inspetor Divaldo Machado de Menezes informou ao Campo Grande News que a lei não permite o afastamento antes do processo administrativo disciplinar. Por isso o subinspetor foi colocado no serviço administrativo.

“Primeiro tem a sindicância e depois o processo administrativo disciplinar. Tem que ouvir os servidores todos da UPA, toda a guarnição e outras testemunhas. Como tem que seguir os ritos e prazos legais, no mínimo três meses ou mais”, informou.

Em nota enviada na sexta-feira, depois que o caso foi parar até no noticiário nacional, a Guarda Municipal informou que o homem “agredia verbalmente os enfermeiros e médicos com xingamentos e palavrões, causando grande transtorno e tumulto na unidade de saúde, principalmente na área vermelha, onde ficam os pacientes que precisam de mais cuidados médicos”.

Segundo a corporação, os guardas encontraram o rapaz com odor etílico, muito exaltado gritando “e ainda tentou agredir um dos agentes da GM com tapas”. Entretanto, as imagens do vídeo gravado dentro da UPA não mostram a suposta agressão contra os guardas.

Nos siga no Google Notícias