ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Guarda Municipal não tem efetivo para atuar na segurança da população, diz MPE

Zana Zaidan | 03/02/2014 22:37

O Ministério Público Estadual recomendou à prefeitura de Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande, que não regulamente a lei municipal que atribuirá mais funções à Guarda Municipal. Além de atuar junto ao público, o efetivo trabalharia em conjunto com as demais forças de segurança pública para proteger a população. O Executivo tem dez dias úteis para acolhimento.

Segundo o promotor de Justiça Luciano Anechini Lara Leite da 5ª Promotoria de Justiça da cidade, que assinou a recomendação, “a Guarda Municipal atualmente não tem pessoal suficiente nem mesmo para cuidar dos prédios e áreas municipais, que se o diga para realizar função que não a sua de direito”. Além disso, levou em consideração a necessidade de solução para o problema.

Ainda no entendimento do promotor, a matéria tratada pelo legislativo invade atribuição exclusiva da União para tratar de assuntos relativos à defesa da ordem pública, em infração à Constituição Federal. Com isso, o ele pode ser pessoalmente responsabilizado pelos excessos decorrentes da regulamentação da norma municipal inconstitucional.

Segundo o Promotor, o argumento de que a guarda municipal tem atribuição na defesa do patrimônio e o cidadão é o maior patrimônio do município, alegado por Duarte, não é argumento jurídico nem mesmo tem o condão de alterar o texto constitucional.

Conforme resolução, o MP pode expedir recomendações “devidamente fundamentadas”, visando à melhoria dos serviços públicos e de relevância pública, bem como aos demais interesses, direitos e bens.

Além do Executivo, o promotor encaminhou cópias da recomendação ao Comando da Guarda Municipal, ao Secretário Municipal de Finanças e Administração, ao qual a Guarda está vinculada, ao Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e ao Comando do Interior da Policia Militar.

Nos siga no Google Notícias