ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Hemosul faz campanha de doação de sangue e medula em Jardim

Marta Ferreira | 17/08/2012 09:29

O Hemosul realiza hoje e amanhã campanha de doação de sangue e medula no município de Jardim, no Centro de Saúde Nestor Pereira. Hoje a campanha será das 14h às 18 horas e na sexta e das 7 às 11 horas no sábado.

A previsão de coleta é de 180 bolsas de sangue.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos. Os menores de idade devem estar acompanhados de pai ou mãe ou responsável legal, ou então retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura.

Caso o menor de idade seja emancipado pode doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado, deve levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não beber nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Medula- Para doação de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos e ter de boa saúde. A doação é feita retirando-se 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no Redome - Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Inca – Instituto Nacional do Câncer.

Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se for constatada compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.

Nos siga no Google Notícias