ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Homens denunciam trabalho escravo em zona rural de município

Viviane Oliveira | 20/01/2015 09:32

Três trabalhadores registraram boletim de ocorrência nesta segunda-feira (19) para denunciar que estavam sendo submetidos a condições de trabalho escravo na zona rural de Coxim, distante 260 quilômetros de Campo Grande. Lúcio Ferreira, 55 anos, Cassimiro Caetano da Silva, 57, e Vagner Gomes da Silva, 34, relataram à Polícia Civil que além de não ser cumprido o que havia sido combinado, eles chegaram a dormir no chão de um barracão aberto.

De acordo com registro policial, Lúcio e Cassimiro foram contratados para trabalhar no corte e remoção de árvores às margens da BR-163 e Vagner foi contratado na função de motorista. O trio receberia como pagamento R$ 2,2 mil. Como Lúcio tinha uma motosserra iria receber R$ 300 a mais pelo aluguel do equipamento.

No dia 5 de janeiro, Lúcio e Cassimiro saíram de Bandeirantes e foram até a cidade de Sonora para começar o serviço. No primeiro dia, eles dormiram em um hotel na cidade e receberam alimentação apenas na hora do almoço. Do dia 6 para o dia 7 dormiram no chão de um barracão aberto e no dia seguinte seguiram para Coxim, onde começaram a trabalhar. Além da alimentação ser de baixa qualidade, os trabalhadores continuaram a dormir em um barracão aberto, que funcionava a funilaria da cidade.

Ainda conforme boletim de ocorrência, no dia 15, os dois foram mandados por Helena a fazer a limpeza de bueiros no trecho Sonora/Coxim, serviço que não havia sido combinado com o empregador. No dia seguinte, quando Heleno pediu que fosse feita novamente a limpeza dos bueiros, os dois negaram.

Heleno, então, disse que os dois poderiam ir embora, só que não receberiam nada, porque não terminaram de cumprir todo o serviço. Os trabalhadores tentaram falar com o responsável pelo serviços, mas não foram atendidos.

Já Vagner, que foi contratado para ser motorista, ficou trabalhando como cozinheiro e ajudante geral, pois no local não havia veículo. Ao questionar Heleno sobre desvio de função, o funcionário foi informado que se quisesse poderia pedir a contas como os outros haviam feito. O caso foi registrado como redução a condição análoga a de escravo e será investigado na 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Nos siga no Google Notícias