ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

HU de Dourados cria Núcleo Regulação de vagas inédito na região

Lúcio Borges | 09/06/2015 22:45

O HU da UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) é o primeiro hospital público da região a ter um NIR (Núcleo Interno de Regulação) de vagas no hospital que atende o segundo maior município de Mato Grosso do Sul e outras 33 cidades da região sul do Estado.

Criado em fevereiro deste ano, o Núcleo, além de otimizar a internação dos pacientes que chegam ao HU-UFGD, seja ela eletiva ou de emergência, efetua a comunicação com a Central de Regulação de Leitos de Dourados, que é quem faz o encaminhamento dos usuários para os hospitais da rede pública. Entende-se por regulação o conjunto de ações que permitem organizar da melhor maneira os fluxos dentro de determinada área de atuação. 

O coordenador geral do NIR do HU-UFGD, o médico Ricardo do Carmo, explica que com o Núcleo o processo de análise das internações e das altas é mais minucioso, sendo realizado por uma equipe formada especificamente para esse fim e deixando de ser feito pelo médico que recebe o paciente. "Neste caso, o NIR trabalha para que os leitos de internação hospitalar existentes no HU-UFGD sejam ocupados de forma eficiente, obedecendo a um planejamento estratégico", explica.

Do Carmo aponta ainda que no processo é avaliada a real necessidade da internação, assim como é definido o leito mais apropriado para cada paciente, em função do diagnóstico e da complexidade do caso, e é acompanhada a permanência do interno, para que seja a menor necessária, sendo, se possível, mais rápida sua alta médica.

Mapa de leitos

O Núcleo é composto por doze colaboradores, entre os coordenadores geral e operacional, além dos enfermeiros de vários setores que formam a equipe operacional e dos técnicos que prestam apoio administrativo.

Uma das atribuições do NIR é reunir, três vezes ao dia, as informações referentes aos leitos do HU-UFGD e repassá-las à Central de Regulação de Leitos de Dourados. Por meio desse censo, são contabilizados dados sobre o movimento de entrada e de saída de pacientes no hospital e a classificação dos leitos, se estão instalados/desativados, operacionais/bloqueados, vagos/extras, entre outras categorias.

Atualmente, o hospital conta com 187 leitos ativos, distribuídos entre enfermarias, área materno-infantil e UTIs Adulto, Pediátrica, Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários.

Nos siga no Google Notícias