ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

HU promete ativar mais 15 leitos de UTI para atender pacientes com covid

Recomendação foi feita pelo MPF e MPT após vistoria constatar lotação máxima dos 10 leitos destinados a pacientes com covid-19

Helio de Freitas, de Dourados | 07/07/2020 15:27
Leitos de UTI instalados no Hospital Universitário de Dourados ainda não funcionam (Foto: Divulgação)
Leitos de UTI instalados no Hospital Universitário de Dourados ainda não funcionam (Foto: Divulgação)

Unidade de referência para tratamento de covid-19 na macrorregião de Dourados, formada por 34 municípios, o HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) prometeu ativar mais 15 leitos de terapia intensiva para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira (7), o hospital afirmou que acata “de forma resolutiva” as recomendações feitas ontem pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pelo MPF (Ministério Público Federal).

“A Empresa Brasileira de Serviços de Saúde [que administra os hospitais universitários do país] disponibilizou número expressivo de vagas para compor o quadro de colaboradores necessários à implantação de novos leitos”, diz o comunicado.

O hospital informou que aguarda ainda nesta semana o comparecimento dos convocados através de processo seletivo emergencial, específico para o combate à covid-19.

A recomendação conjunta foi feita pelos dois órgãos do Ministério Público após fiscalização realizada no dia 26 de junho constatar ocupação total dos dez leitos de UTI disponibilizados pelo HU para pacientes com coronavírus.

No documento, os procuradores da República Luiz Eduardo de Souza Smaniotto e Marco Antonio Delfino de Almeida e o procurador do Trabalho Jeferson Pereira citam que cinco leitos de UTI, instalados e prontos para imediato funcionamento, foram habilitados pelo Ministério da Saúde, que ainda destinou R$ 720 mil para o custeio.

Além desses, a recomendação cita que o Estado de Mato Grosso do Sul destinou ao HU-UFGD equipamentos para a implantação de mais dez leitos de UTI para casos de covid-19. Em 25 de junho, o hospital informou que esses leitos estão em fase de estruturação e dependem de disponibilidade de recursos humanos.

De acordo com o boletim divulgado hoje pelo Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19, Dourados tem 39 pacientes internados. São 26 em leitos de UTI e 13 em enfermaria. Desses, 24 são de Dourados e os demais de outras cidades da região.

Nos siga no Google Notícias